10 recomendações básicas de acessibilidade digital que todo mundo precisa conhecer


Ilustração de um notebook aberto e sobre a tela há uma lista grande de itens com o sinal de verificado.

Existem 87 diretrizes listadas na versão 2.2 da WCAG (Web Content Accessibility Guidelines, traduzido para o português como Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo na Web). Estas são as principais recomendações para a construção de sites e aplicações acessíveis e foram elaboradas pelo W3C (Consórcio World Wide Web).

Todos os critérios são importantes e devem ser estudados por todas as pessoas que desenvolvem canais digitais. Estamos nos referindo especialmente a profissionais de conteúdo, design e programação. 

Nem todas as diretrizes se aplicam a qualquer tipo de site, já que abrangem uma quantidade bem grande de elementos, desde os mais simples aos mais complexos. Mas existem alguns que são muito comuns em aplicações digitais dos mais diversos tipos e a nossa recomendação é que comece seu aprendizado por estes.

As dicas agrupadas a seguir foram elaboradas pensando em pessoas que ainda não tenham familiaridade com o documento WCAG. As diretrizes de acessibilidade digital são as mesmas, porém numa linguagem mais simples e prática. Elas estão separadas por temas e em cada tópico há duas perguntas para você fazer a si e ao seu time. Essas questões são úteis para ampliar a conscientização sobre as barreiras de acessibilidade e gerar curiosidade sobre como eliminá-las.

Checklist básico de acessibilidade digital

1) TEXTO CLARO E LEGÍVEL

Perguntas essenciais que você deve sempre fazer:

  • O texto em nosso site/aplicativo é fácil de ler e compreender?
  • As fontes utilizadas são legíveis e de tamanho suficiente?

Pra você aprender mais sobre textos claros e legíveis no digital:

2) IMAGENS COM DESCRIÇÕES

Perguntas essenciais que você deve sempre fazer:

  • Todas as imagens importantes têm uma descrição ou texto alternativo que descreve o que está na imagem?
  • As descrições das imagens são claras e informativas?

Pra você aprender mais sobre descrição de imagens:

3) CORES E CONTRASTE

Perguntas essenciais que você deve sempre fazer:

  • As cores usadas no site/aplicativo têm contraste suficiente para que todo mundo possa distinguir o conteúdo?
  • As informações críticas não são comunicadas apenas por meio de cores?

Pra você aprender mais sobre cores e contraste:

4) FÁCIL NAVEGAÇÃO

Perguntas essenciais que você deve sempre fazer:

  • A estrutura de navegação do site/aplicativo é simples e lógica?
  • Os menus e links são fáceis de entender e de usar?

Pra você aprender mais sobre estrutura de sites acessíveis:

5) LEGENDAS E AUDIODESCRIÇÃO EM VÍDEOS E ÁUDIOS

Perguntas essenciais que você deve sempre fazer:

  • Os vídeos e áudios incluem legendas ou transcrições para pessoas com deficiência auditiva?
  • As legendas são precisas e sincronizadas com o conteúdo?
  • O conteúdo audiovisual está acessível também a pessoas com deficiência visual?

Pra você aprender mais sobre legendas e audiodescrição em conteúdos audiovisuais:

6) FORMULÁRIOS ACESSÍVEIS

Perguntas essenciais que você deve sempre fazer:

  • Os formulários têm etiquetas claras e instruções para cada campo?
  • Os erros em formulários são destacados e explicados de forma clara?

Pra você aprender mais sobre formulários:

7) BOTÕES E ELEMENTOS CLICÁVEIS

Perguntas essenciais que você deve sempre fazer:

  • Os botões e elementos clicáveis são grandes o suficiente para serem facilmente tocados em dispositivos móveis?
  • Os links são descritivos e indicam para onde levarão?

Pra você aprender mais sobre botões e elementos clicáveis:

8) COMPATIBILIDADE COM DISPOSITIVOS MÓVEIS

Perguntas essenciais que você deve sempre fazer:

  • O site/aplicativo funciona bem em dispositivos móveis, como smartphones e tablets?
  • Os elementos da tela são redimensionados e ajustados automaticamente em telas menores?

Pra você aprender mais sobre responsividade:

9) TEMPO SUFICIENTE PARA INTERAÇÃO

Perguntas essenciais que você deve sempre fazer:

  • Os temporizadores e elementos interativos não são muito rápidos para que as pessoas tenham tempo suficiente para interagir com eles?
  • Os vídeos ou animações automáticas podem ser pausados ou desativados?

Pra você aprender mais sobre:

10) TESTE DE ACESSIBILIDADE

Perguntas essenciais que você deve sempre fazer:

  • Fazemos verificações regulares de acessibilidade usando ferramentas disponíveis online?
  • Pedimos feedback das pessoas para identificar problemas de acessibilidade?

Pra você aprender mais sobre:

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