Um dos critérios de acessibilidade digital a ser seguido é o do contraste mínimo. Ele é o de número 1.4.3 na WCAG – Web Content Accessibility Guidelines, que é a principal referência de acessibilidade em todo mundo.
Esse critério atende especialmente pessoas com baixa visão e daltonismo, mas seu projeto digital ficará visualmente melhor a todo mundo se você aplicá-lo.
Além de conhecer os detalhes do critério 1.4.3, a dica é utilizar a Color Contrast Analyzer (ou em português “analisador de contraste de cor”), que é uma ferramenta online gratuita desenvolvida pela Deque University, empresa americana que desenvolve soluções de acessibilidade digital.
Basta você selecionar a cor de fundo e do primeiro plano que ela mostra a você o resultado aplicado com texto grande e pequeno.
Você pode adotar também esses os mesmos princípios nos slides de suas apresentações, nas artes dos posts em redes sociais, e-books etc.
O site da Color Contrast Analyzer está na língua inglesa, mas é possível ler em português ativando o recurso de tradução automática disponível no Google Chrome.