Nas últimas décadas, as redes sociais tornaram-se uma parte indispensável da vida cotidiana de bilhões de pessoas ao redor do planeta. No entanto, para garantir que todo mundo possa participar plenamente dessas plataformas, é fundamental que sejam implementados recursos de acessibilidade tanto nas redes quanto nos conteúdos publicados nos seus respectivos perfis e páginas.
Na primeira parte desta reportagem, explicamos como utilizar, via celular, os recursos de acessibilidade disponíveis nas principais redes sociais. Agora é a vez de abordarmos como funciona o mesmo procedimento – só que feito via computador.
Como bônus, incluímos no final desta reportagem uma curadoria de links com dicas e orientações para produzir conteúdos digitais cada vez mais inclusivos.
Acessibilidade no Instagram
Acesse o Instagram pelo seu computador digitando https://www.instagram.com em seu navegador de preferência. Depois é só digitar seu login e senha e seguir as instruções a seguir.
Texto alternativo para imagens
- Inicie um novo post clicando no botão “CRIAR”, localizado no menu à esquerda da tela.
- Clique em “PUBLICAR” e, na caixa de diálogo, arraste a foto que deseja postar ou procure em seus arquivos apertando o botão azul (“selecionar do computador”).
- Ajuste o formato da imagem como desejar, inclua mais fotos, se desejar, e depois clique em “AVANÇAR”.
- Escolha um filtro, se achar necessário, e clique novamente em “AVANÇAR”.
- Logo abaixo do campo para escrever a legenda do post, clique em “ACESSIBILIDADE” e escreva o texto alternativo da imagem no campo de texto ao lado da miniatura da foto que você vai postar.
- Por último, basta clicar em “COMPARTILHAR”.
O campo de texto alternativo no Instagram comporta até 1.000 caracteres com espaço. Mas o recomendado é escrever a descrição de sua foto de forma bem sucinta e objetiva (com cerca de 100 caracteres) para deixar a experiência de navegação mais confortável para pessoas que utilizam leitores de tela. Você pode colocar uma descrição mais detalhada no final da legenda do seu post.
Legendas automáticas para vídeos
- Para adicionar legendas a um vídeo no Instagram, siga o mesmo caminho para postar fotos, clicando “CRIAR” e selecionando o vídeo que queira publicar.
- Depois de selecionar a foto de capa e encurtar o vídeo, se achar que é o caso, clique em “AVANÇAR”. Clique em “ACESSIBILIDADE” para preencher o campo “texto alternativo” com a descrição da foto da capa do vídeo que escolheu.
- Logo abaixo deste campo, habilite o botão “LEGENDAS GERADAS AUTOMATICAMENTE” e conclua sua postagem clicando em “COMPARTILHAR”.
- Lembre-se de inserir também, ao final do texto ou legenda do post, uma breve descrição do vídeo para que pessoas que navegam com o leitor de telas possam compreender o contexto da gravação.
Acessibilidade no Facebook
Acesse o Facebook pelo seu computador digitando https://www.facebook.com/ em seu navegador de preferência. Depois é só digitar seu login e senha e seguir as instruções a seguir.
Texto alternativo para imagens
- Clique no botão “FOTO/VÍDEO” que aparece logo abaixo dos stories para iniciar um novo post. Adicione a imagem que deseja publicar.
- Clique no botão “EDITAR”, localizado sobre a imagem que você selecionou no canto superior esquerdo.
- Clique em “TEXTO ALTERNATIVO” e escreva a descrição da sua imagem no campo “texto alternativo personalizado”. Assim, garantirá mais precisão nesta descrição em comparação com a versão gerada automaticamente.
- Depois, aperte o botão “SALVAR” para retornar ao post, escrever o texto da legenda e, por último, em “PUBLICAR”.
Caso publique mais de uma imagem no mesmo post, basta clicar em “EDITAR TUDO” e seguir o mesmo procedimento clicando no botão de edição em cada uma delas. Ao terminar, clique em “CONCLUIR” e finalize a publicação.
O espaço para texto alternativo no Facebook comporta uma grande quantidade de caracteres. Mas, assim como comentado no tópico sobre o Instagram, a recomendação é escrever sempre de forma bem direta e objetiva neste campo.
Legendas para vídeos
- Clique no botão “FOTO/VÍDEO” que aparece logo abaixo dos stories para iniciar um novo post. Adicione o vídeo que deseja publicar.
- Clique no botão “EDITAR”, localizado sobre o vídeo que você selecionou no canto superior esquerdo.
- Diferentemente do Instagram, no Facebook não há a possibilidade de inserir descrição da imagem de capa do vídeo.
- Clique em “ADICIONAR LEGENDAS” e faça o upload do arquivo de legenda do seu vídeo no formato SubRip (.stl). O Facebook não oferece a opção de acionar botão de legenda automática. Porém, a mesma aparecerá à pessoa que estiver navegando pelo feed caso ela tenha ativado este recurso em seu próprio perfil.
- Lembre-se de inserir também, ao final do texto do post, uma breve descrição do vídeo para que pessoas que navegam com o leitor de telas possam compreender o contexto da gravação.
Acessibilidade no X (ex-Twitter)
Acesse o X pelo seu computador digitando https://twitter.com em seu navegador de preferência. Depois é só digitar seu login e senha e seguir as instruções a seguir.
Texto alternativo para imagens
- Ao redigir um tweet, clique no ícone de imagem (mídia) ou no gif para adicionar uma imagem à sua postagem.
- Selecione a foto ou gif que deseja postar e depois no link “ADICIONAR DESCRIÇÃO” logo abaixo dela.
- Escreva a descrição da imagem no campo de texto abaixo da foto e, quando finalizar, clique no botão “SALVAR”, que fica no canto superior direito desta caixa de diálogo.
- Por fim, clique no botão “POSTAR” para tornar público seu post.
Legendas para vídeos
- Clique no ícone de imagem (mídia) para adicionar um vídeo à sua postagem.
- Selecione o vídeo que deseja postar e depois clique no botão “EDITAR”, no canto superior esquerdo sobre o vídeo, ou no link “CARREGAR LEGENDA ARQUIVO” logo abaixo dela.
- Para adicionar legendas ao vídeo, basta carregar um arquivo válido com o formato SRT. Depois clique no botão “CONCLUÍDO” e em “POSTAR” para torná-lo público.
O X não oferece o recurso de geração automática de legendas. Ele apenas permite que a pessoa ative ou desative as legendas do vídeo, mas estas só aparecerão na tela caso a pessoa que o publicou tenha subido manualmente arquivo de legendas em formato .srt
Acessibilidade no LinkedIn
Acesse o Linkedin pelo seu computador digitando https://www.linkedin.com em seu navegador de preferência. Depois é só digitar seu login e senha e seguir as instruções a seguir.
Texto alternativo para imagens nos posts
- Inicie um novo post, clique no botão “MÍDIA” e selecione a imagem que deseja compartilhar.
- Após selecionar a imagem, abrirá uma caixa de diálogo. Clique no “ALT” localizado abaixo da foto que escolheu e escreva no campo de “texto alternativo” a descrição da imagem. Repita o mesmo procedimento caso queira publicar mais de uma foto num único post.
- Depois, clique no botão “AVANÇAR” para concluir seu post. Quando terminar, basta apertar o botão “PUBLICAR”.
O campo de texto alternativo no Linkedin comporta 1.000 caracteres com espaço. Mas, assim como comentado nos tópicos anteriores, a recomendação é escrever sempre de forma bem direta e objetiva e deixar outros detalhes no final da legenda de seu post.
Texto alternativo para imagens nos artigos
- Inicie um novo artigo como se fosse escrever um post, clicando no botão “ESCREVER ARTIGO”.
- Infelizmente, o Linkedin não disponibiliza campo para texto alternativo na foto de destaque do seu artigo. Enquanto isso não acontece, nossa recomendação é usar o espaço dedicado à legenda da foto para descrevê-la ou inserir a descrição ao final do seu artigo.
- Você pode inserir imagens no meio do texto clicando no ícone “IMAGEM” na parte superior da tela, na barra cinza próxima ao seu nome. Ao inseri-la, clique no botão “EDITAR IMAGEM” (ícone de lápis) que fica sobre a foto no canto superior direito. Clique no link “TEXTO ALTERNATIVO” que fica logo abaixo da imagem que você escolheu e insira a descrição.
- Depois, clique em “SALVAR” e continue editando seu artigo.
Legendas para vídeos
- Clique no ícone de imagem (mídia) para adicionar um vídeo à sua postagem.
- Selecione o vídeo que deseja postar e depois clique no botão “CC”, que fica dentro da caixa de diálogo logo abaixo do vídeo que você selecionou.
- Ao lado esquerdo do vídeo, você verá um botão para ativar as legendas automáticas, mas esta opção ainda está disponível apenas para conteúdos em inglês. Enquanto isso, você pode inserir manualmente clicando em “CARREGAR SRT” que fica logo abaixo neste mesmo campo. Escolha o arquivo em formato .srt e clique no botão ‘APLICAR”.
- Você pode selecionar depois a foto de capa do seu vídeo, mas não há a opção de texto alternativo para ela.
- Lembre-se de inserir também, ao final do texto do post, uma breve descrição do vídeo para que pessoas que navegam com o leitor de telas possam compreender o contexto da gravação.
E aí? O que acha de tornar seus conteúdos mais acessíveis nessas redes? Para te ajudar ainda mais nessa jornada, selecionamos também alguns links de matérias que vão ser bastante úteis daqui pra frente.
Dicas para tornar seus posts mais acessíveis
- E-book gratuito: por que e como criar conteúdos digitais acessíveis?
- Descrição de imagens nas redes sociais: ALT ou hashtags inclusivas no texto?
- Como fazer descrição de imagens?
- Usando a descrição de imagens no Twitter
- Todas as imagens e conteúdos não-textuais devem ter uma descrição
- IA avança nas descrições de imagens, mas ainda não substitui a revisão humana
- 7 ferramentas de transcrição de áudio para tornar seu conteúdo acessível
- Saiba por onde começar seu aprendizado sobre acessibilidade digital
- Acessibilidade audiovisual: entenda a importância dela nos seus conteúdos
- Legendas: o que você precisa saber para torná-las acessíveis
- Vídeos acessíveis: aprenda a fazer legendas no Facebook
- Conheça serviços para adicionar legendas em vídeos
- Confira 13 dicas imperdíveis sobre acessibilidade digital de conteúdo
- Como tornar suas redes sociais mais acessíveis