Saiba por onde começar seu aprendizado sobre acessibilidade digital

Veja nossas dicas para quem quer aprender sobre acessibilidade digital e não sabe por onde começar.


Foto de um homem sentado em uma mesa com laptop e caderno à sua frente. Ele segura uma caneta e olha para o caderno.
Aprender sobre acessibilidade requer disciplina e empatia. Foto: StockSnap/Pixabay

Há várias possibilidades de iniciar sua jornada pela acessibilidade digital e ampliar seus conhecimentos nesta área. Acompanhar todas as nossas publicações no site e nas redes sociais do Movimento é uma delas. Sempre simplificamos ao máximo todos os conceitos e diretrizes relacionados a esse tema, além de trazermos depoimentos de pessoas com deficiência sobre suas experiências de navegação, novidades, estudos, testes de usabilidade, entre outros assuntos.

Outra forma é ler materiais ou assistir a vídeos produzidos por especialistas em acessibilidade digital que fazem parte da nossa rede, ler livros e cartilhas com linguagem simplificada, assistir palestras e fazer cursos para iniciantes.

Listamos a seguir alguns links que vão facilitar ainda mais esse seu trabalho e servirão como um super guia neste seu processo de aprendizado. Prepare-se porque é grande a possibilidade de você se apaixonar muito rapidamente por esse assunto e fazer parte do grupo de pessoas mobilizadoras, voluntárias ou especialistas do Movimento Web para Todos!

Cartilhas de acessibilidade na web do W3C Brasil

Imagem das capas das quatro cartilhas de acessibilidade do W3C.

Essas cartilhas têm o objetivo orientar profissionais de gestão, desenvolvimento, auditoria, promotoria, procuradoria e a sociedade em geral sobre a importância de se preocupar e investir em acessibilidade na web.

Elas são elaboradas com linguagem simples e trazem alguns exemplos do cotidiano que facilitam a compreensão do conteúdo. Nossa recomendação é que você leia na sequência do fascículo 1 ao 4, pois eles são complementares.

Fascículo 1: Introdução à acessibilidade na web 

Fascículo 2: Benefícios, Legislação e Diretrizes de Acessibilidade na Web 

Fascículo 3: Conhecendo o público-alvo da acessibilidade na Web

Fascículo 4: Tornando o conteúdo Web acessível


4 perfis no Instagram para você aprender mais sobre acessibilidade digital

Ilustração de uma pessoa loira com óculos, que estão com logo do Instagram em cada lente na cor laranja em degradê. Ela está com as mãos abaixo do nariz, com unhas pintadas com cores diversas.

Não sei se você já observou isso, mas o Instagram está se posicionando como uma rede bem interessante para aprender assuntos de diversos temas. Acessibilidade é um deles.

Selecionamos quatro perfis bem legais ligados a essa temática e que darão a você uma visão bem ampla do uso da acessibilidade digital no dia a dia.

Acesse a nossa seleção e divirta-se aprendendo com eles.


Boas práticas para construir sites e aplicações acessíveis

Capa do livro Acessibilidade na Web.

Reinaldo Ferraz, especialista em Desenvolvimento Web do W3C Brasil e do Ceweb.br/NIC.br, fez o livro que ele mesmo gostaria de ter lido quando iniciou seus estudos em acessibilidade digital. O livro traz as melhores práticas para quem deseja desenvolver sites e aplicativos acessíveis, curiosidades sobre tipos de deficiência, como as pessoas navegam na web, tecnologias assistivas e a eliminação de barreiras digitais. 

A publicação está disponível no site da Casa do Código, Amazon e Google Books.


Leia também:

Outras novidades