Conheça serviços para adicionar legendas em vídeos


Foto da reprodução do trecho de um vídeo com Reinaldo Ferraz sério, em um ambiente fechado. No rodapé, há uma legenda amarela com fundo preto com o trecho: "o quanto é fácil publicar vídeos com legenda nas suas redes sociais". Ele tem cabelos curtos e lisos, olhos claros e barba grisalha.
Reinaldo Ferraz realizou alguns testes de serviços para colocar legendas open caption (embutidas no vídeo) em vídeos curtos. Imagem: Reprodução / Reinaldo Ferraz.

Como legendar vídeos na web? Recebemos essa dúvida com frequência nos eventos que realizamos e com pessoas da nossa rede do WPT. Essa atividade costuma ser um dos desafios apontados para tornar o conteúdo online acessível. Os motivos para não fazer são diversos: falta de tempo, desconhecimento de plataformas de confiança, serviços complicados, entre outros.

Tudo isso porque há algumas tarefas que envolvem a legendagem: transcrever o áudio, minutar e sincronizar a legenda – ações que geralmente se tornam obstáculos para a publicação imediata do post.

Aos poucos, surgem novos recursos para eliminar essa barreira. Reinaldo Ferraz, especialista em desenvolvimento web nas organizações Ceweb.br/W3C Brasil, testou alguns serviços para colocar legendas open caption (embutidas no vídeo) em vídeos curtos.

O objetivo do teste foi buscar uma ferramenta que conseguisse transcrever o áudio do vídeo, minutar automaticamente, customizar o formato da legenda e permitir exportação de arquivos somente com a legenda (formato .srt). Tudo isso online, sem a necessidade de instalação de software.

Se você prefere realizar essa ação no seu celular, existem algumas ferramentas listadas no site da Crônicas da Surdez, que conta desde o uso das legendas do YouTube até mesmo de aplicativos para dispositivos móveis).

Reinaldo encontrou três serviços que, segundo ele, agradam e cumprem bem a função de legendar vídeos curtos: Veed , Subly e Kapwing Subtitles. Todos os testes foram feitos no computador, utilizando o navegador Brave. Não fiz o teste em dispositivos móveis.

Que tal testar um deles hoje mesmo? Confira o site do Reinaldo para saber os detalhes de cada serviço e como foi a experiência que ele teve.

Outras novidades