Recicle seus conhecimentos sobre acessibilidade digital com esta curadoria


Foto de uma jovem deitada de bruços sobre uma toalha num gramado verde. Ela apoia seus antebraços no chão e segura um tablet em frente ao seu rosto. Ao lado, há fone de ouvido, cadernos e uma bolsa.

As férias são uma oportunidade perfeita para desacelerar, recarregar as energias e, quem sabe, investir um tempo naquilo que pode transformar o seu trabalho e a forma como você interage no mundo digital. 

Pensando nisso, preparamos uma curadoria especial de conteúdos sobre acessibilidade digital, com recursos que atendem desde quem está começando até quem já deseja se aprofundar no tema. 

Aqui, você encontrará entrevistas inspiradoras com pessoas com deficiência compartilhando suas experiências no digital, o que vai ampliar sua perspectiva sobre inclusão. Listamos, também, diversos exemplos reais de barreiras que esse público encontra na web, que vão ajudar você a identificar mais facilmente esses tipos de problemas e buscar soluções para eliminá-los.

Também há indicação de publicações perfeitas para quem quer iniciar seu aprendizado sobre acessibilidade. Se você já atua na área, vai gostar das ferramentas para testes de acessibilidade digital e dos checklists que facilitam o planejamento e execução de projetos acessíveis.

Além disso, incluímos conteúdos simplificados sobre as Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo na Web (em inglês, Web Content Accessibility Guidelines, WCAG), tornando mais fácil entender e aplicar os padrões de acessibilidade. Ou seja, é o “combo ideal” para quem quer aproveitar o período de pausa e voltar à rotina com uma bagagem mais inclusiva e transformadora. 

Desconstruindo preconceitos

Antes de partir para o aprendizado técnico, é fundamental refletir sobre o impacto de preconceitos – estruturais ou não – em nossas ações e na sociedade. Por isso, selecionamos alguns conteúdos importantes para você ler com calma e pensar em possíveis mudanças de comportamento.


Barreiras de acessibilidade no universo digital

Há inúmeros tipos de barreiras em sites, aplicativos e demais canais digitais, mas alguns são cada vez mais recorrentes. Organizamos os mais comuns com ajuda da nossa rede para que você conheça e perceba o quanto elas impactam negativamente a experiência online de pessoas com deficiência.


Cartilhas de acessibilidade na web do W3C Brasil

Organizadas em seis fascículos, essas cartilhas foram desenvolvidas para orientar profissionais de gestão, desenvolvimento, auditoria, promotoria, procuradoria e a sociedade em geral sobre a importância de se preocupar e investir em acessibilidade na web. Elas também são um ótimo ponto de partida para quem está iniciando seus aprendizados em acessibilidade digital.


Podcast: dicas de acessibilidade digital em dois minutos

O programa “UX da Inclusão” é uma iniciativa da Rádio ONCB (da Organização Nacional de Cegos do Brasil) e do Movimento Web para Todos. Ele é veiculado desde 2019 na Rádio ONCB, como parte da programação diária e, neste ano, passou a ser transmitido também pelo Spotify e aqui no site do WPT. 

Os episódios são bem curtinhos, com muitas dicas em linguagem acessível, além de contarem com a transcrição do áudio. No site, é possível pesquisar episódios selecionando o nome de participantes e/ou assuntos, recurso que não existe no Spotify. Outra vantagem é a possibilidade de traduzir o conteúdo transcrito para Libras ou para outro idioma.


Entenda por que e como criar conteúdos digitais acessíveis

Qualquer pessoa que produz e compartilha conteúdo online deve conhecer minimamente diretrizes de acessibilidade para que mais gente se sinta incluída no universo digital. Este e-book gratuito reúne uma série de melhores práticas de acessibilidade que ajudam a tornar sites, aplicativos, podcasts, vídeos e posts de redes sociais muito mais acessíveis.


WCAG simplificado

Sabemos que o documento WCAG é bem completo, mas pode não ser muito simples de ser compreendido. Pensando nisso, iniciamos uma série de reportagens para explicar didaticamente as recomendações mais relevantes e que podem tornar sites e outros projetos digitais muito mais acessíveis e inclusivos.


Checklists de acessibilidade digital

Para ajudar quem trabalha com design, UX, UI, programação e produção de conteúdo digital, nossa rede de especialistas selecionou 15 checklists de acessibilidade essenciais na rotina desses perfis de profissionais. Alguns deles também trazem tópicos focados para o desenvolvimento de aplicativos móveis.

Confira 15 checklists de acessibilidade essenciais para quem desenvolve canais digitais


Testes de acessibilidade digital

Testes manuais ou feitos com validadores automáticos ajudam você a identificar alguns dos principais problemas de acessibilidade em sites e aplicativos. É importante frisar que eles não substituem os testes manuais feitos por especialistas com e sem deficiência. Há alguns bastante simples que qualquer pessoa pode usá-los como parte de uma análise inicial para aumentar a conscientização sobre a necessidade de se implementar acessibilidade desde a fase de concepção de qualquer produto digital. 

Outras novidades