10 entrevistas e diferentes perspectivas sobre acessibilidade digital


Mosaico com 10 fotos em close das pessoas mencionadas nesta matéria.

Faz parte da rotina da equipe do Web para Todos conversar com especialistas em acessibilidade digital e representantes de comunidades de pessoas com deficiência diversas. 

Dessa forma, trazemos sempre histórias reais de quem enfrenta as barreiras no digital em sua rotina e de quem estuda formas e trabalha para eliminá-las. Além disso, garantimos conteúdos diferenciados e autorais para nossa rede.

São bate-papos em que abordamos temas como audiodescrição, segurança online, acessibilidade no meio acadêmico, neurodiversidade na web, entre outros. 

1) Vânia Ribas Ulbricht

Foto estilo selfie de uma mulher branca, com cabelos loiros curtos, jogados para o lado direito. Ela usa óculos de grau com armação marrom, blusa preta florida e um par de brincos pequenos . Atrás dela, há itens de papelaria sobre uma mesa e uma grande janela.

“Acessibilidade digital deveria ser disciplina dentro dos cursos universitários.”

Para a pesquisadora, professora e doutora, estudantes têm que entrar em contato com o tema durante a formação para ele fazer parte da sua rotina profissional.

Leia a entrevista com Vânia Ribas Ulbricht

2) Marília Suzart

Foto de Marília Suzart sorrindo, sentada à frente de uma parede de pedras. Ela é branca, usa óculos de grau arredondado, veste jaqueta de frio, gorro, luvas e botas pretas.

“Quem trabalha com desenvolvimento tem o poder de criar uma web mais acessível.”

A desenvolvedora compartilha sua experiência e dá dicas para profissionais de desenvolvimento que querem aprender sobre acessibilidade digital e não sabem por onde começar.

Leia a entrevista com Marília Suzart

3) Jéssica Camarço

Foto da Jéssica Camarço em primeiro plano. Ela é uma jovem mulher de pele branca, cabelos castanhos escuros, lisos e compridos. Ela sorri com os lábios bem abertos, está com os olhos fechados e sua mão direita, no topo da cabeça, segura seus cabelos para trás. Ela veste veste camisa amarela com estampa floral. Está em um ambiente fechado com parede branca.

“Acessibilidade para pessoas neurodiversas é um mundo a ser descoberto.”

A designer fala sobre os riscos da falta de acessibilidade em ambientes digitais para pessoas com autismo.

Assista ao depoimento de Jéssica Camarço

4) Paula Pfeifer

alt="Foto de perfil da Paula Pfeifer. Ela é mulher branca de cabelos castanhos escuros bem curtinhos e olhos também castanhos. Ela segura um microfone perto de sua boca semiaberta e na outra mão uns papéis. Veste camiseta preta e atrás dela há umas letras pretas grandes estampadas numa parede branca."

Aprenda mais sobre surdez e saúde auditiva.

A influenciadora digital combate o preconceito em relação à surdez e luta contra o capacitismo que envolve a imagem das pessoas com qualquer grau de surdez.

Leia a entrevista com Paula Pfeifer 

5) Doriane Vasconcelos

Doriane Vasconcelos em uma varanda. Ela é mulher branca e tem cabelos pretos e ondulados. Veste blusa amarela e usa batom vermelho.

Conheça a rotina de uma consultora em audiodescrição.

Doriane Vasconcelos conta como ingressou nesta profissão, o que a motiva e dá detalhes para quem deseja atuar nesta área.

Leia a entrevista de Doriane Vasconcelos

6) Diego Conceição

Foto de Diego Conceição de perfil e em primeiro plano. Ele é homem negro, tem olhos verdes e sorri. Está em uma praia em um dia ensolarado.

Conheça a rotina de um analista de qualidade em acessibilidade digital. 

Diego Conceição conta detalhes de sua rotina profissional e destaca as habilidades necessárias para atuar e ter sucesso nesta carreira.

Leia a entrevista de Diego Conceição

7) Carlos Barbosa

Foto em close do Carlos Barbosa. Ele é homem branco, cabelos curtos e loiros, barba e bigode castanhos claros. Usa óculos de sol com armação quadrada pequena e veste camisa preta estampada com com folhas brancas. Atrás dele há parte da fachada do Congresso Nacional, em Brasília.

Barreiras digitais enfrentadas por uma pessoa com baixa visão no ambiente de trabalho.

Carlos Barbosa explica seus métodos para driblar a falta de acessibilidade em canais digitais para exercer sua função de atendimento em um banco.

Leia a entrevista com Carlos Barbosa

8) Alexandre Ohkawa

Foto de Alexandre Ohkawa, um homem de pele branca, cabelos castanhos, barba e bigode grisalhos e óculos de grau, em pé na frente de um fundo verde. Ele faz o sinal de eu te amo em Libras com a mão direita.

“A linguagem é um desafio ainda maior da acessibilidade digital para pessoas surdas.”

O presidente da Associação de Surdos do Estado de São Paulo Vem Sonhar relata as dificuldades que pessoas com diferentes tipos de surdez enfrentam diariamente na web devido à falta de acessibilidade.

Assista ao videodepoimento de Alexandre Ohkawa

9) Fernando Campos

Foto de Fernando Campos, um homem jovem de pele branca e cabelos castanhos curtos penteados. Ele usa próteses oculares na cor verde, camisa, aparelho nos dentes e sorri.

Segurança online é mais uma das barreiras das pessoas com deficiência na web.

O influenciador digital e produtor de conteúdo Fernando Campos fala dos medos provocados pela falta de acessibilidade no que diz respeito à privacidade dos dados pessoais.

Assista ao videodepoimento de Fernando Campos

10) Camila Domingues e Leonardo Gleison

Foto de Leonardo Gleison e Camila Domingues deitados na grama em posições opostas e com suas cabeças lado a lado. Os cabelos da Camila estão ajeitados em formato de coração sobre a grama. Os dois sorriem de olhos fechados.

Pessoas com deficiência visual ainda sofrem com velhas barreiras na web.

Leonardo Gleison, engenheiro de software, e sua esposa Camila Domingues, professora, contam sobre as inúmeras barreiras que encontram na web e que dificultam a execução de seus trabalhos e de atividades que poderiam facilitar suas rotinas. 

Confira o depoimento do casal Camila Domingues e Leonardo Gleison


Leia também:

Outras novidades