![Ilustração de um notebook com um carrinho de compras destacado em sua tela. Sobre ele há uma seta indicando iminente clique de mouse.](https://mwpt.com.br/wp-content/uploads/2024/03/dia-do-consumidor-edited.jpg)
O comércio virtual brasileiro vem registrando crescimento constante, especialmente depois da pandemia. No ano passado, por exemplo, acumulou um faturamento de R$ 185,7 bilhões e um total de 395 milhões de pedidos, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico – ABComm. Cerca de 88 milhões de pessoas, o que equivale a 41% da população brasileira, fizeram alguma compra em loja virtual ao longo de 2023, também de acordo com a ABComm.
De acordo com a série de estudos realizados pelo Movimento Web para Todos em parceria com a BigDataCorp, as empresas de e-commerce no Brasil vinham apresentando de forma bem tímida melhorias em questões de acessibilidade. Em 2020, cerca de 1,30% não apresentaram falhas neste tipo de teste. Em 2021, esse número subiu para 1,46%. Já em 2022, houve uma queda brusca e a porcentagem de lojas virtuais acessíveis em nosso país chegou a 0,06%. Em 2024, esse número subiu novamente e está em 1,7%, o que ainda é praticamente irrelevante se considerarmos o tamanho e potencial desse mercado.
“Estamos falando de barreiras de acessibilidade básicas que tiram o direito de milhões de pessoas com deficiência de terem acesso a esse mercado”, resume Simone Freire, idealizadora do Movimento Web para Todos. “Sabemos que muitas promoções e produtos só são oferecidos em lojas virtuais. Não dar a mesma oportunidade de acesso a todas as pessoas é imoral e contra a lei”, enfatiza.
Por meio de atividades práticas de conscientização, capacitações técnicas e acompanhamento permanente de nossos especialistas, o Movimento Web para Todos tem contribuído amplamente para que grandes marcas iniciem e evoluam nessa jornada transformadora.
Os resultados? Ampliação de público consumidor, adequação à legislação vigente, diferenciação da marca frente às práticas de ESG e retenção de talentos (mobilizados por um novo propósito social) são apenas alguns deles. ESG é uma sigla que representa Environment (Ambiente), Social (Social) e Governance (Governança). Trata-se de um conjunto de critérios utilizados para avaliar o desempenho de uma empresa ou organização em termos ambientais, sociais e de governança.
Com o objetivo de contribuir ainda mais para essa mudança inclusiva, selecionamos diversos conteúdos informativos e práticos para ajudar as lojas virtuais a identificarem e a eliminarem suas barreiras de acessibilidade. Esta curadoria foi organizada em forma de jornada. Assim, profissionais da área de e-commerce começam tendo mais consciência sobre o impacto dessas barreiras na vida das pessoas, refletem sobre a responsabilidade legal e social da empresa neste processo e, por fim, aprendem técnicas para solucionar esse problema e as armadilhas que devem ser evitadas.
Os impactos das barreiras de acessibilidade digital
Barreiras enfrentadas por quem tem deficiência visual:
- Barreiras de navegação enfrentadas por pessoas com baixa visão
- Barreiras digitais enfrentadas por uma pessoa com baixa visão no ambiente de trabalho
- Barreiras de navegação enfrentadas por pessoas daltônicas
- Barreiras de navegação enfrentadas por pessoas cegas
Barreiras enfrentadas por pessoas neurodiversas:
- Talita Pagani é mestre em quebrar barreiras para pessoas com deficiência cognitiva na web
- Barreiras de navegação enfrentadas por pessoas com deficiência intelectual
- Barreiras de navegação enfrentadas por pessoas neurodiversas na web
Outros tipos de barreiras:
- Barreiras de navegação enfrentadas por pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida
- Barreiras de navegação enfrentadas por pessoas idosas
Depoimentos de pessoas com deficiência sobre falta de acessibilidade no ambiente digital:
- “Não contemplar a acessibilidade é uma falha não só humana, mas comercial”, diz Beto Pereira
- Comprar online: tarefa sofrida pra quem tem deficiência
- “Antes de desenvolver qualquer produto, ouça quem precisa da acessibilidade”, diz Fernando Campos
Responsabilidade das organizações com a falta de acessibilidade digital
- Por que você quer (e precisa) tornar seu site acessível?
- Comércio eletrônico e acessibilidade: em defesa dos direitos de todos os consumidores
- Compliance, acessibilidade digital e cidadania
- Declaração de acessibilidade: o que é, como e por que fazer uma para o meu site?
- O que as marcas que adotam a acessibilidade digital podem nos ensinar
Como tornar lojas virtuais acessíveis
- Conheça os principais desafios e soluções para tornar lojas virtuais acessíveis
- Saiba por onde começar seu aprendizado sobre acessibilidade digital
- Como criar sites acessíveis
- Boas práticas de acessibilidade digital
- O que o WCAG 2.2 trouxe de novo?
- Guia de acessibilidade digital para marcas diversas e inclusivas