GAAD: somos, sim, responsáveis pela construção de uma web inclusiva!


Arte em tons arroxeados com os logotipos do GAAD e Web para Todos. À direita, há o texto: Global Awareness Accessibility Day e Dia Mundial de Conscientização sobre a Acessibilidade.

Quantas vezes por dia você consulta o seu celular para buscar alguma informação, acessar um serviço, falar com alguém do trabalho ou da sua família? Muitas, né? Agora já imaginou como seria se você encontrasse, o tempo todo, barreiras que te impedissem de realizar essas tarefas corriqueiras e extremamente necessárias para sua vida cotidiana?

Não é preciso imaginar, pois essa é a realidade de milhões pessoas com algum tipo de deficiência mais severa, que tentam e encontram muitas dificuldades para exercer seus direitos básicos de cidadania na web brasileira.

Com intuito de tornar o debate ainda mais amplo no mundo inteiro – não só com foco nos profissionais que trabalham com o digital – foi criado o GAAD (Global Awareness Accessibility Day – Dia Mundial de Conscientização sobre a Acessibilidade). A data é celebrada toda terceira quinta-feira do mês de maio.

O propósito dela é fazer com que a sociedade converse, pense e aprenda sobre acesso e inclusão digital (web, software, mobile, etc.) e a interação dos diferentes tipos de usuários e usuárias, incluindo as pessoas com deficiência, com esse ambiente.

E para iniciar a semana em que celebramos o #GAAD, publicaremos nas nossas redes sociais uma série de posts com dicas de como tornar seus projetos web mais acessíveis. Como parte dessa iniciativa, também divulgaremos um vídeo, produzido pela nossa rede de voluntários e voluntárias, com depoimentos e dicas que contribuirão para acelerarmos essa transformação digital.

Sua participação é muito importante nessa jornada. Compartilhe, marque perfis de colegas e de empresas e comente nos nossos posts! Somos todos e todas responsáveis! Com a força e consciência da nossa rede, chegaremos a muito mais pessoas e tornaremos a web um lugar mais inclusivo para todos e todas nós.

Vídeo com depoimentos e dicas de como participar desse movimento

Como tornar posts mais acessíveis

Foto do post publicado no perfil do Instagram do Movimento Web para Todos. A imagem destacada traz o texto "Como tornar seus posts mais acessíveis pra todo mundo!". Está escrito em fonte branca e amarela sobre um fundo degradrê do rosa para o roxo.

Se queremos contribuir para a construção de uma web mais inclusiva, um grande passo é começar pelas nossas próprias postagens, já que todo mundo produz conteúdo para as suas redes.

Fazer posts acessíveis é uma excelente maneira de criar a cultura de acessibilidade.

Confira em nosso Instagram as dicas para seus posts serem mais acessíveis!


Como tornar sites acessíveis

Foto do post publicado no perfil do Instagram do Movimento Web para Todos. A imagem destacada traz o texto "Como tornar seus sites mais acessíveis pra todo mundo!". Está escrito em fonte branca e amarela sobre um fundo degradrê do rosa para o roxo.

Tornar um ambiente digital verdadeiramente acessível exige mudança de cultura, conhecimento e aplicação das diretrizes internacionais (WCAGs), participação de pessoas representando as mais diversas comunidades e o monitoramento contínuo da evolução desses ambientes.

Confira mais dicas sobre como tornar sites mais acessíveis em nosso post no Instagram!


Como tornar aplicativos acessíveis

Foto do post publicado no perfil do Instagram do Movimento Web para Todos. A imagem destacada traz o texto "Como tornar seus apps mais acessíveis pra todo mundo!". Está escrito em fonte branca e amarela sobre um fundo degradrê do rosa para o roxo.

Grande parte dos aplicativos Android mais populares no Brasil falha em quesitos básicos de acessibilidade. São falhas em botões, formulários, imagens, entre outros.

Mas dá para mudarmos essa realidade seguindo três recomendações básicas antes, durante e após o desenvolvimento de apps.

Quer saber mais? Acesse o post que fizemos sobre apps acessíveis no Instagram!


Como tornar vídeos acessíveis

Foto do post publicado no perfil do Instagram do Movimento Web para Todos. A imagem destacada traz o texto "Como tornar seus vídeos mais acessíveis pra todo mundo!". Está escrito em fonte branca e amarela sobre um fundo degradrê do rosa para o roxo.

Vídeo é uma das formas mais atrativas para se compartilhar alguma informação, independentemente do formato, da plataforma de execução, tamanhos de telas e dispositivos utilizados.

Mas milhões de pessoas com deficiências variadas, principalmente visual e auditiva, sequer têm acesso a esse tipo material porque ele não está acessível.

Leia nosso post no Instagram e aprenda algumas dicas de como tornar seu vídeo mais inclusivo!


Foto do post publicado no perfil do Instagram do Movimento Web para Todos. A imagem destacada traz o texto "Como tornar seus podcasts mais acessíveis pra todo mundo!". Está escrito em fonte branca e amarela sobre um fundo degradrê do rosa para o roxo.

O Brasil é o 5º país no ranking mundial de crescimento na produção de podcasts. E, segundo o Ibope, 50 milhões de internautas já ouviram ou ouvem esse tipo de mídia.

Você já parou para pensar como transformar esse material em um conteúdo acessível pra todas as pessoas, incluindo as que têm deficiência auditiva?

Acesse nosso post no Instagram e amplifique seu podcast!


Leia outras reportagens que fizemos sobre o tema:


Leia também:

Outras novidades