Web para Todos lança campanha de mobilização para descrição de imagens em sites e apps

O lançamento foi feito durante o evento Todos@Web no Dia Mundial de Conscientização sobre Acessibilidade (GAAD 2020)


Arte com mosaico de fotos de quatro homens e duas mulheres que seguram cartazes com frases. Eles sorriem. Ao centro, há o texto: #ImagensQueFalam. Da esquerda para a direita, as seguintes pessoas, com suas respectivas frases: Gustavo Torniero - "Sem descrição nas imagens não consigo ver as fotos dos meus amigos"; Margarida de Castro - "Sem descrição nas imagens não consigo fazer o curso que eu quero"; Diniz Candido - "Sem descrição nas imagens, não consigo saber a programação das lives culturais"; Sonny Pólito - "Sem descrição nas imagens, não consigo comparar os preços dos produtos que pretendo comprar online"; Isa Meirelles - "Sem descrição nas imagens seu site e app não se comunicam com as pessoas cegas e com baixa visão"; Gabriel Vicalvi - "Sem descrição nas imagens não consigo cuidar das minhas próprias finanças".

O cenário de isolamento social que a pandemia do coronavírus provocou em todo mundo tornou ainda mais crítico o problema da falta de acessibilidade em sites e aplicativos. Pesquisa divulgada ontem (20 de maio) do Movimento Web para Todos e BigData Corp mostrou que o número de sites que falham nos testes de acessibilidade cai, mas ainda preocupa. Menos de 1% dos 14,65 milhões de sites ativos do país está preparado para a navegação de pessoas com deficiência. 

Essa é a segunda edição desse amplo estudo que também contou com o apoio técnico do Ceweb.br, Centro de Estudos sobre Tecnologias Web do NIC.br, que tem, entre suas atribuições, disseminar conhecimento sobre acessibilidade na web. 

A equipe do Web para Todos tem feito muitas palestras, cursos, consultoria e divulgado conteúdo com o objetivo de compartilhar conhecimento a respeito do tema ao longo dos seus quase três anos de existência. “Mas percebemos que é necessário fatiarmos o problema para que consigamos avançar mais rápido nessa transformação”, explica a idealizadora do Movimento Web para Todos, Simone Freire. 

Assim, foi escolhido um critério de acessibilidade digital que é relativamente simples e rápido de ser resolvido e que impacta diretamente a vida de cerca de sete milhões de brasileiros com cegueira ou baixa visão que dependem do leitor de telas para navegação. “Escolhemos ensinar nesta campanha os conceitos de descrição de elementos não visuais a desenvolvedores, designers e produtores de conteúdo”, conta Simone. É importante frisar que o Web para Todos continuará paralelamente com o trabalho de promoção da cultura de acessibilidade digital ampla, ou seja, que considera a inclusão de pessoas com vários tipos de deficiência.

Campanha #ImagensQueFalam

A campanha foi lançada oficialmente no evento virtual Todos@Web, promovido pelo Ceweb.br e Nic.br, e que aconteceu durante toda manhã do dia 21 de maio. No evento, também foram apresentados dois recortes exclusivos do novo estudo de acessibilidade do Web para Todos com BigData Corp. sobre as falhas em descrição de imagens nas lojas virtuais brasileiras.

O Movimento Web para Todos também quis aproveitar a força do Dia Mundial de Conscientização sobre Acessibilidade 2020 (Global Accessibility Awarenewss Day – GAAD) para chamar ainda mais a atenção da sociedade sobre o tema.

Entre as ações da campanha estão:

A campanha #ImagensQueFalam tem duração prevista até novembro deste ano. Ela será amplamente divulgada na plataforma e nas redes sociais do Movimento Web para Todos: site, Instagram, Facebook, LinkedIn, YouTube.

  • Divulgação da segunda versão da pesquisa de acessibilidade dos sites brasileiros
  • Atividades de comunicação nas redes sociais para conscientização da sociedade; 
  • Mobilização de pessoas com deficiência visual para compartilharem os problemas que enfrentam com a falta de acessibilidade na web; 
  • Divulgação de conteúdo educativo nos canais do Web para Todos para ensinar desenvolvedores, designers e conteudistas a atenderem os critérios da WCAG 2.1 relacionados à descrição de elementos não visuai, campos de formulário, links. Essa atividade conta com o apoio técnico do Ceweb.br;
  • Convite a especialistas em acessibilidade digital para contribuírem com conteúdos relacionados à descrição de imagens em sites e aplicativos;
  • Divulgação de cases de sucesso que surgirem ao longo da campanha.

Como você pode participar:

Você pode postar em suas redes sociais mensagens que respondam à pergunta “por que é fundamental descrever imagens em sites, aplicativos e em redes sociais?”. Você pode se inspirar nas imagens que fizemos para o lançamento da campanha (imagem na abertura desta reportagem) e não se esqueça de:

  • Marcar o Movimento (estamos no Instagram, Linkedin, Facebook e YouTube);
  • Usar as hastags #ImagensQueFalam e #webparatodos;
  • Incentivar seus amigos a aderirem à campanha.

Se você trabalha com desenvolvimento de sites, apps e conteúdo digital e tiver uma boa experiência nessa área de descrição de imagens e quiser compartilhar, envie essa história para o email contato@mwpt.com.br

Como sua organização pode participar:

Sua organização pode apoiar essa campanha da seguinte forma:

  • Assumindo o compromisso de descrever todas as imagens em seus canais digitais; 
  • Convidando nossa equipe de especialistas para treinar o seu time;
  • Patrocinando nossos cursos online;
  • Contando pra gente o seu case de sucesso.

Envie um email para contato@mwpt.com.br com a opção que escolher que nossa equipe conversará contigo sobre a melhor maneira de implementá-la.

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