A comunicação digital das empresas não se preocupa em ser mais inclusiva, diz pesquisa


Foto de um homem ruivo com deficiência nos braços e nas mãos sorrindo, sentado em frente ao computador.
Profissional com deficiência em seu local de trabalho adaptado. Foto: divulgação.

Um estudo realizado em novembro deste ano por nós, em parceria com a Talento Incluir, RD Station, Digital House e Abradi – Associação Brasileira dos Agentes Digitais confirmou uma triste realidade sobre o mercado de marketing brasileiro. A falta de conhecimento é a principal razão para a ausência de conteúdos acessíveis nos canais digitais das empresas, segundo 43% dos profissionais com deficiência entrevistados.

Outros 30,9% responderam que as organizações acreditam não ser necessário o desenvolvimento de materiais acessíveis como sites, ebooks, lives, blog, posts e outros. Os dados são da pesquisa “Marketing e profissionais com deficiência: desafios e necessidades sobre acessibilidade”, que ouviu 250 profissionais com deficiência que atuam na área de marketing. O objetivo foi mapear suas necessidades específicas de consumo e criação de conteúdo, assim como suas condições de acessibilidade no ambiente de trabalho.

“Um gestor que não considera acessibilidade não está errando apenas do ponto de vista humanitário, ele não está tomando as melhores decisões para a empresa ser lucrativa ao ignorar quase um quarto de toda a população brasileira”, reforça Edney Souza, diretor acadêmico da Digital House.

“As marcas precisam entender que podem se relacionar com muito mais pessoas se adotarem práticas simples de serem implementadas, como descrever as imagens de seus produtos e inserir, por exemplo, um avatar de Libras em seu site”, Simone Freire, idealizadora do Web para Todos.

O setor não oferece oportunidade de ingresso e desenvolvimento de carreira para 67% dos profissionais com deficiência entrevistados. Para 30,1%, a falta de acessibilidade no ambiente de trabalho prejudica a agilidade, pois o consumo de material torna-se mais demorado. Outros 14,5% afirmam que precisam investir muito esforço para criar as próprias ferramentas para trabalhar e acessar conteúdo.

“Quando as empresas têm mais acessibilidade, atraem e impactam mais pessoas, mostrando com atitudes a importância da inclusão. Dessa forma, o resultado só pode ser positivo!”, afirma Carolina Ignarra, CEO e fundadora da Talento Incluir.

Esses e outros resultados da pesquisa foram organizados em um e-book, que também traz informações atuais sobre o mercado de trabalho para esses profissionais, dicas de boas práticas de criação de conteúdo digital acessível e um panorama sobre a cultura inclusiva no mercado de marketing brasileiro do ponto de vista de profissionais com deficiência.

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