5 anos de Web para Todos

Busca por conhecimento em acessibilidade digital cresce ainda mais em 2022


Foto tirada no estande do WPT no Digitalks. Há 17 pessoas bem juntinhas que sorriem. Elas estão atrás do pequeno balcão que apoia um notebook, brindes e cartilhas de acessibilidade. Nele há o logo do Movimento e o slogan "construa com a gente uma web inclusiva".
Pessoas do time do Movimento, da Liga Voluntária e de empresas parceiras reunidas no estande do WPT no Digitalks, um dos momentos de destaque em 2022. | Foto: arquivo WPT

É possível observar um crescimento constante e cada vez maior de pessoas interessadas em aprender mais sobre acessibilidade digital neste quinto ano de Movimento Web para Todos. A grande mudança está no perfil dessas pessoas – que extrapolou o universo corporativo. 

Profissionais das áreas de marketing digital, programação e design são o nosso principal alvo para resolvermos o problema da falta de acessibilidade na web. E esse grupo tem aumentado muito de tamanho e evoluído seu nível de interesse pelo tema, já começando a buscar cursos mais avançados e de reciclagem. 

Mas há também outros perfis bem variados de pessoas que têm procurado se informar sobre esse assunto. Mais do que isso, elas querem fazer parte desse processo de transformação da web brasileira num ambiente mais inclusivo e acessível. Estamos falando de profissionais que trabalham nas áreas jurídica, jornalística, comercial, financeira, produção audiovisual, recursos humanos e também autônomos e autônomas, estudantes e docentes.

Simone Freire, idealizadora do Movimento Web para Todos, comemora esse resultado. “Quando planejávamos o lançamento do Movimento, nosso principal desafio era pensar numa forma de espalhar conhecimento sobre acessibilidade digital para além de profissionais com perfil técnico. Todo mundo que se envolve de alguma forma com o universo virtual, seja consumindo ou produzindo informação em sites, aplicativos e em redes sociais, precisa ter ao menos o mínimo de noção sobre o impacto das barreiras digitais na vida de milhões de pessoas. Só com essa consciência coletiva é que a gente consegue eliminar essas barreiras e criar pontes especialmente para pessoas com deficiência usufruírem de todos os benefícios que a web nos proporciona”, explica Simone.

LIGA VOLUNTÁRIA

E foi dessa forma que foi criada em março deste ano a Liga Voluntária, nosso programa de voluntariado. A Liga é formada por pessoas que querem colaborar com o Movimento nas mais diversas atividades que realizamos com o objetivo de construir uma web mais acessível. Além de doarem seu tempo e trabalho, elas também nos ajudam a espalhar informação sobre acessibilidade digital e a criar oportunidades reais de transformação.

Já são mais de 80 integrantes de várias regiões do Brasil e até de outros países. É um grupo muito diverso que mistura pessoas leigas e especialistas em acessibilidade digital, com e sem deficiência, de estudantes a profissionais em estágio avançado na carreira. 

Para participar da Liga Voluntária do Web para Todos basta acessar o link a seguir e preencher o formulário: https://mwpt.com.br/liga-voluntaria/ 

AÇÕES COM EMPRESAS PARCEIRAS

Este quinto ano de Movimento também foi marcado por duas ações de grande impacto que realizamos com empresas parceiras. A primeira foi o evento com o tema “Descomplicando a acessibilidade digital”, realizado em outubro do ano passado em parceria com o Google. Este foi, na verdade, uma série de aulas virtuais abertas ao público geral e técnico sobre os principais tópicos relacionados às barreiras no universo digital e como eliminá-las. Foram abordadas também questões sobre legislação, marca inclusiva e experiência de navegação por pessoas com deficiência.

Outro marco importante – e que ainda está em andamento – é o programa de capacitação em acessibilidade digital de profissionais de áreas técnicas do Governo Federal que estamos desenvolvendo em parceria com o Nic.br. com apoio da Embaixada Britânica. Esse programa é bem amplo e envolve oficinas voltadas às equipes de gestão de projetos, programação, design e de produção de conteúdo digital, análise de sites e aplicativos, produção de cartilha informativa e proposta de texto para regulamentação do artigo 63 da Lei Brasileira de Inclusão.

EDUCAÇÃO CORPORATIVA

O interesse de empresas dos mais variados setores cresceu ainda mais neste último ano de atividades do Movimento. Realizamos dezenas de palestras e oficinas sobre acessibilidade digital, aplicando conteúdos que extrapolaram o universo de sites e aplicativos, abordando também produções audiovisuais, relatórios e apresentações corporativas, propagandas comerciais, entre outros.

Estas são algumas das organizações que confiaram em nosso trabalho e aprenderam um pouco mais sobre como eliminar as barreiras de acessibilidade no campo virtual: Globo, Banco BV, Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul, Mondelez, Wickbold, Machado Meyer, Doutores da Alegria, Fundação Lemann, Amazon e Webedia.

Além dessas, o CIEE e a Meta nos ajudaram a ampliar o alcance desse assunto para inúmeras empresas parceiras e estudantes.

ESTUDO DE ACESSIBILIDADE EM SITES BRASILEIROS

Enquanto comemoramos o aumento do interesse de pessoas e empresas por acessibilidade digital, lamentamos os resultados da quarta edição do estudo de acessibilidade em sites brasileiros feito por nós em parceria com a BigDataCorp

Apenas 0,46% dos 21 milhões de sites ativos analisados tiveram sucesso em todos os testes de acessibilidade aplicados. Esse número era de 0,89% na edição anterior. Thoran Rodrigues, CEO da BigDataCorp, disse que a maior explicação para essa piora nos resultados é o crescimento da quantidade de sites ativos, principalmente dos pequenos, para os quais a preocupação com acessibilidade não está no topo. Também vale mencionar que, conforme aumenta a complexidade dos sites e da navegação, a tendência de testes falharem fica cada vez maior.

Dessa forma, o Movimento enfrenta mais um grande desafio pela frente: conscientizar as empresas que oferecem serviços de criação em massa de páginas web de forma automática. É preciso que elas assumam sua responsabilidade na oferta de soluções com acessibilidade nativa.

RETOMADA DOS EVENTOS PRESENCIAIS

Depois de um longo período de eventos a distância, em 2022 voltamos ao presencial. E a nossa escolha foi pelo Digitalks, principal evento de negócios da economia digital e tecnologia do país.

Registramos uma grande participação e interesse na palestra que realizamos no segundo dia de evento, em que mostramos exemplos reais do impacto de barreiras de navegação em um grande site de compras. 

Nossa equipe, incluindo participantes da Liga Voluntária, atendeu centenas de pessoas curiosas para saber se seus sites estavam ou não acessíveis, pegar cartilhas informativas, tirar dúvidas e entender sobre como iniciar a jornada de acessibilidade em suas organizações.

“É muito gratificante olhar para esses últimos cinco anos e perceber o aumento gradativo do interesse das pessoas em aprender mais sobre isso, de ver esse tema ganhando espaço em diversos setores da sociedade. Pode não ser no ritmo que desejamos, mas acreditamos que daqui a pouco tempo isso se tornará exponencial”, finaliza Simone.


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