Acessibilidade digital descomplicada para marcas diversas e inclusivas


Print de tela com fundo roxo dividida em cinco partes. Na maior está Paloma Bueno, intérprete de Libras, e nas outras estão Henri Fontana e Lucas Radaelli (que possui deficiência visual), do Google, Marcelo Sales, da Raia Drogasil, e Simone Freire, do Web para Todos, que debateram no painel.

Entre os dias 18 e 21 de outubro, realizamos um grande evento online em parceria com o Google para mostrar que acessibilidade digital não é algo tão complicado e que deve ser incluída na agenda de profissionais de todas as áreas.

Foram concluídas 12 atividades intensas para tratar do tema sob diferentes aspectos e formatos. As palestras e os painéis estão gravados no canal do Movimento Web para Todos no YouTube e podem ser assistidos por qualquer pessoa que tenha interesse em aprender mais sobre acessibilidade digital. 

Há dicas de ferramentas, validadores automáticos, reuniões acessíveis, legislação, como projetar para neurodiversidade, como iniciar a jornada de acessibilidade em uma empresa, entre muitos outros conteúdos atuais e relevantes.

As reuniões que aconteceram em todas as manhãs para troca de experiências, sugestões, solução de dúvidas sobre os recursos de acessibilidade do Google, não foram gravadas. Mas as dicas dadas ali foram colhidas pela nossa equipe e serão incluídas no “Guia de Acessibilidade Digital para Marcas Diversas e Inclusivas”, assim como os temas abordados nos painéis, links de referência para materiais que auxiliam nesta jornada de conhecimento.

O guia está sendo produzido e deverá ser enviado gratuitamente às pessoas que se cadastraram no site do evento. Quem  ainda não se inscreveu e quiser receber o Guia deve acessar o endereço https://mwpt.com.br/descomplica/ e preencher o cadastro até dezembro.

Enquanto o Guia de Acessibilidade Digital para Marcas Diversas e Inclusivas não fica pronto, é possível assistir às gravações das palestras e painéis e acompanhar no chat do YouTube as trocas de mensagens e as referências compartilhadas pela nossa equipe durante as exibições ao vivo. 

Descomplicando as reuniões virtuais

  • Como fazer reuniões virtuais utilizando os recursos de acessibilidade da ferramenta do Google.

As 5 principais barreiras que dificultam a interação de pessoas com deficiência com marcas no mundo digital

  • Quatro especialistas debatem sobre essas barreiras e apresentam dicas práticas sobre como eliminá-las de vez dos projetos web da sua organização.

Descomplicando a comunicação digital

  • Como fazer apresentações, documentos, sites simples, e-books e e-mails acessíveis usando os recursos nativos de ferramentas como Google Slides, Google Docs, Gmail e Google Sites.

Desafios de contemplar a neurodiversidade nos projetos digitais

  • Pensou em um projeto acessível, mas não sabe como contemplar pessoas neurodiversas? A gente te ajuda nesse bate-papo sobre as especificidades desse grupo, muitas vezes não consideradas nos planejamentos digitais. Quem são, como interagem, principais barreiras e dicas práticas do que as organizações devem ter em mente.

Descomplicando as tecnologias assistivas

  • Conheça as tecnologias assistivas usadas por pessoas com deficiência em Chromebooks e em celulares com sistema Android, e saiba como interagem com sites, aplicativos e outros materiais digitais.

Compliance e acessibilidade: o que sua empresa precisa saber para cumprir as leis atuais

  • Aprenda mais sobre as leis vigentes, riscos, interconexão entre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), o que tudo isso tem a ver com acessibilidade entre outras abordagens importantes para quem atua na área de compliance.

Descomplicando os validadores automáticos de acessibilidade digital

  • Saiba como verificar a acessibilidade de um site ou aplicativo usando ferramentas automáticas gratuitas do Google.

O que as marcas que adotam a acessibilidade digital podem nos ensinar

  • Aprenda como iniciar uma jornada pela acessibilidade digital dentro de uma organização entendendo os ônus e bônus de todo esse processo.

E não se esqueça de garantir seu “Guia de Acessibilidade Digital para Marcas Diversas e Inclusivas”! Deixe seu nome e e-mail no site https://mwpt.com.br/descomplica/

Outras novidades