Webfilme evidencia a dificuldade de comprar online sendo cego


Peça publicitária, assinada pela agência Publicis, simula a complexidade de compra de uma camisa utilizando leitor de tela – ação que demanda apenas alguns cliques para quem enxerga

Ilustração da tela de um smartphone em fundo preto. No topo, há três ícones: lupa, carrinho com número um e fone de ouvido com microfone. Abaixo, há quatro quadrados, sendo três deles com ícones de camisetas e um deles com a frase "Adicionar ao carrinho".
Reprodução de imagem do vídeo da campanha.

Vamos propor um desafio para os leitores videntes. Aperte o “play” no vídeo abaixo e, logo em seguida, feche os olhos. Tente absorver o conteúdo utilizando apenas a audição. Faça isso agora e depois continue a leitura desta reportagem.

Vídeo da campanha mostra desafio de comprar online sendo cego.

Se preferir, assista a versão com acessibilidade do webfilme

Como foi a experiência? Provavelmente, bem desconfortável, não é mesmo? Para quem desconhece, essa é a simulação de uma compra online por meio do leitor de tela, tecnologia assistiva utilizada pelas pessoas com deficiência visual para interagir no mundo digital. 

O que para a maioria dos consumidores pode ser considerada uma tarefa simples de ser executada, como a compra de uma camisa online, para quem tem deficiência é praticamente impossível de se realizar. Isso porque os sites, aplicativos e lojas virtuais não estão adequados para receber a visitação deste público.

Falta de descrição de imagem, inexistência de avatar de Libras e péssima navegação pelo teclado são algumas das barreiras encontradas pelo consumidor com deficiência ao navegar nos sites de e-commerce brasileiros. E o que impede, em muitos casos, as empresas de adaptar seus sites, é a falta de informação sobre acessibilidade digital.

Dando sequência às ações de conscientização do Movimento sobre a temática, começou a ser divulgado hoje o vídeo que aparece na abertura da reportagem, com foco no e-commerce. “As pessoas com deficiência desejam consumir online como qualquer um, têm direitos à acessibilidade digital assegurados em lei e, acima de tudo, se beneficiariam das comodidades deste modelo de serviço mais do que qualquer outro cidadão sem deficiência”, explica Simone Freire, idealizadora do Movimento Web para Todos.

A peça – terceira a ser divulgada – faz parte da campanha institucional do Movimento, assinada pela agência parceira-voluntária Publicis Brasil. Na primeira etapa, foram lançados dois filmes: um vídeo-manifesto retratando o impacto da falta de acessibilidade digital na vida das pessoas com deficiência, e um webfilme bem humorado mostrando a dificuldade de um jovem cego acessar um app de relacionamentos.

“Esperamos continuar atraindo a atenção da sociedade para o problema e contar com o engajamento de todos para corrigi-lo o mais rápido possível. Somente juntos – empresas, profissionais de marketing e comunicação digital e pessoas com deficiência –  conseguiremos transformar a web brasileira em um ambiente realmente inclusivo para todos”, finaliza Simone.

FICHA TÉCNICA

Agência: Publicis Brasil
Título: Pequenas Tarefas – Comprar
Duração: 30”
Produto: Institucional
Cliente: Movimento Web Para Todos
CCO: Domenico Massareto
Diretor de Criação: Saulo Mileti
Diretor de Criação Associado: Diogo Borges
Redator: Paulo Costa
Diretor de Arte: Felipe Azambuja e Caio Verçosa
Lead Designer: Diogo Borges
Head de RTV: Renata Sayao
RTV: Valdir dos Santos, Márcia Albuquerque e Natasha Zamianini
Mídia: Henrique Fogaça e Theodora Mello
Atendimento: Paula Ganem e Katryn Gabryellen
Aprovação Cliente: Suzeli Damaceno e Simone Freire

Produtora de Vídeo: 7 FILMES
Coordenadores de Pós-Produção: Douglas Souza e Osmir Araújo
Motion Designer: Diogo Borges, Daniel Leal, Guilherme Ferreti e Rafael Campos

Produtora de Som: Comando S
Trilha: Equipe Comando S
Mixagem: Equipe Comando S
Locutora: Andrea Mathias
Atendimento: Elis Pedroso/Juliana Marchetti

ACESSIBILIDADE
Intérprete de Libras: Karina Zonzini Bueno
Audiodescrição: Marco Petucco

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