Web para Todos realiza curso de letramento digital em Piaçabuçu, AL


Foto de 9 pessoas dentro de uma sala de aula equipada com notebooks. Todas seguram um picolé e olham sorrindo para a câmera.
Simone Freire e Suzeli Damaceno, idealizadora e coordenadora do WPT respectivamente, durante aula do Curso de Letramento Digital na ONG Olha o Chico, em Piaçabuçu, AL

A missão do Web para Todos é contribuir para a construção de uma web acessível para todo mundo. E, com esse propósito norteando nossas atividades, acabamos de realizar mais um projeto transformador ligado ao pilar Educação.

Dessa vez, o parceiro foi a Iveco, que nos contratou para desenvolver e aplicar um Curso de Letramento Digital para atender às necessidades de uma pequena comunidade alagoana chamada Piaçabuçu – última cidade do estado, no litoral sul, divisa com Sergipe, na foz do rio São Francisco.

A ação faz parte do programa Carga Solidária da montadora, que anualmente seleciona uma pequena comunidade em qualquer canto do país com o objetivo de contribuir positivamente para alguma transformação local. “Alagoas é um estado com um dos menores índices de acesso à internet no Brasil. A população de Piaçabuçu, embora muito rica culturalmente, não tem praticamente contato com computadores. Isso acaba limitando a ampliação do conhecimento e, consequentemente, reduzindo as oportunidades de desenvolvimento da população”, reflete Simone Freire, idealizadora do Web para Todos e uma das instrutoras do curso.

Como parte da ação, foi doado um centro tecnológico para a organização sem fins lucrativos local Olha o Chico. Foi construída uma sala refrigerada equipada com notebooks, impressora, além de equipamentos para montagem de um pequeno estúdio de projetos audiovisuais. O espaço será de uso da comunidade em geral e também sediará as aulas de Letramento Digital, que foram inicialmente focadas nas pessoas que atuarão como multiplicadoras. 

O conteúdo elaborado pelo time pedagógico do Web para Todos é acessível e adaptável a diferentes perfis e idades, levando em consideração as diversas necessidades e interesses das pessoas participantes. “Todo curso foi construído com base na capacitação das pessoas multiplicadoras para que repliquem esse conhecimento para a população de Piaçabuçu com objetivo de promover a alfabetização digital, desenvolver habilidades na internet, fomentar a inclusão digital e estimular a criatividade e o aprendizado da comunidade local”, comenta Suzeli Damaceno, coordenadora do WPT e uma das instrutoras do curso.

Com 6 módulos introdutórios, o curso contou com a produção de apostilas roteirizadas para aplicação de cada aula, abordando conceitos, dicas, referências e sugestões de exercícios práticos. “Ao oferecer uma abordagem prática e inclusiva, esperamos melhorar a qualidade de vida dessas pessoas, ampliando a inclusão no universo digital e abrindo oportunidades para o crescimento pessoal e profissional em um mundo cada vez mais digitalizado”, finaliza Simone.

Para conhecer mais sobre essa iniciativa transformadora, assista ao vídeo da ação no canal do YouTube da Iveco. 


Leia também:

Outras novidades