Esta época do ano costuma ser ainda mais desafiadora para profissionais de diversas áreas, independentemente do segmento e porte da empresa onde trabalham. Escolher onde investir recursos e tempo torna o exercício de priorização de certa forma cruel. Nosso foco aqui será mostrar a você por que a acessibilidade digital é uma área estratégica, como ela impacta todos os outros projetos e por que ela deve ser priorizada.
Praticamente todas as atividades corporativas, mesmo as que parecem ser totalmente “analógicas ou presenciais”, têm ao menos uma etapa no ambiente digital, seja um e-mail marketing, um post nas redes sociais, um formulário de inscrição, entre tantas outras. Só isso justificaria a necessidade de você incluir a acessibilidade digital no topo de suas prioridades para o próximo ano.
Mas seguem outros “argumentos matadores” para você tornar seus canais digitais acessíveis o quanto antes:
- Fortalece a reputação da marca, especialmente de empresas que se posicionam como Melhores para Trabalhar e as comprometidas com as práticas ESG (ambiental, social e governança, em português).
- Garante coerência às iniciativas de compliance da organização e reduz riscos de punições legais devido ao não cumprimento da Lei Brasileira de Inclusão.
- Conquista de um público consumidor que está sendo ignorado, como as cerca de 20 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência no Brasil.
- Aumento do engajamento e alcance, já que canais digitais acessíveis são mais fáceis de navegar, ampliando o engajamento e atraindo novos públicos.
- Garante condições de trabalho mais justas e igualitárias para todas as pessoas colaboradoras da empresa.
Além de ser um requisito técnico, o compromisso com a acessibilidade digital é também uma estratégia inteligente para fortalecer a conexão com os públicos e contribuir para a sustentabilidade e inovação da empresa.
Mas, por onde começar? Listamos a seguir algumas sugestões para você iniciar e se manter sustentável no que chamamos de jornada pela acessibilidade digital. Sabemos que não dá pra fazer tudo de uma vez só, mas é possível fazer escolhas que ajudarão você a se manter no foco e a economizar tempo e dinheiro neste processo.
1. Diagnóstico da situação atual dos canais digitais
Comece mapeando a acessibilidade atual dos canais digitais da empresa. Avaliar sites, aplicativos, documentos e plataformas internas ajuda a identificar problemas comuns, como falta de legendas em vídeos, ausência de textos alternativos em imagens e barreiras de navegação.
Ferramentas como o Google Lighthouse, AmaWeb e o WebAIM WAVE oferecem análises iniciais gratuitas e podem ajudar você a entender onde estão os maiores desafios e buscar ajuda especializada para solucionar esses problemas.
Se preferir, pode recorrer também aos testes rápidos de acessibilidade que nossa equipe organizou e que qualquer pessoa sem formação técnica pode fazer. Eles são muito úteis às equipes de gestão de projetos digitais, profissionais de marketing digital e, também, para pessoas usuárias ou que atuam em outras áreas e que querem ter certeza se um determinado site ou aplicativo está ou não acessível para tomar as devidas providências.
2. Treinamento para criação de cultura de acessibilidade na empresa
É importante que a acessibilidade digital faça parte da cultura da empresa para se construir uma base sólida e perene. Invista em treinamentos e workshops para as equipes de desenvolvimento, design, conteúdo, gestão de projetos, recursos humanos, promovendo uma visão empática e prática sobre as necessidades de quem tem deficiência. Esse tipo de treinamento estimula uma mentalidade inclusiva e evita que a acessibilidade seja tratada como um ajuste de última hora.
3. Incorpore a acessibilidade no ciclo de desenvolvimento de produtos digitais
Pensar em acessibilidade desde a fase inicial de cada projeto reduz os custos de correção e garante que os produtos digitais “saiam do papel” já adaptados. Em 2025, inclua requisitos de acessibilidade nas etapas de criação e validação, definindo critérios de sucesso claros. Esse investimento inicial gera economia e consistência a longo prazo.
4. Monitore e avalie a acessibilidade continuamente
A acessibilidade digital é um compromisso que precisa de manutenção. Defina rotinas de revisão e ajustes regulares, coletando feedback de pessoas reais, de quem realmente necessita de recursos de acessibilidade, e aprimorando a experiência para todo mundo. O monitoramento contínuo permite que a empresa faça melhorias conforme necessário, promovendo uma experiência digital acessível e atualizada.
Quer ajuda para planejar a jornada de acessibilidade digital em sua organização? Envie um e-mail para contato@mwpt.com.br que nossa equipe terá o maior prazer em apoiar você nesta missão.