Hoje, 3 de dezembro, é o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, data que tem como objetivo promover conscientização e reflexão sobre os desafios e as barreiras enfrentadas pelas pessoas com deficiência em todo o mundo.
Ela é mais uma oportunidade de falarmos sobre inclusão, acessibilidade digital, igualdade de oportunidades, respeito e garantia de direitos para essa população.
E para celebrar, reconhecer e valorizar a diversidade, listamos perfis de pessoas com deficiência que abordam sobre os mais diversos assuntos e com muito protagonismo provocam reflexões importantes sobre capacitismo e a luta da pessoa com deficiência.
Confira!
Dudu
Dj, beatmaker e tedx speaker com paralisia cerebral, se de+dica a conteúdos de entretenimento, representatividade e comunidade LGBTQIAP+, a partir da própria vivência.
Fernando Campos
Jornalista, escritor e embaixador do WPT, dá palestras motivacionais e faz ativismo nas redes sociais, destacando-se pelo comprometimento com a inclusão e representatividade.
Acesse o perfil de Fernando Campos no Instagram: @fernandocampos
Gabriel Bernardes
Criou a própria marca de brigadeiros gourmet. Além de produzir conteúdo para as redes sociais, foi escolhido como um dos jovens empreendedores mais promissores na Forbes Under 30, em 2020.
Acesse o perfil de Gabriel Bernardes no Instagram: @downlicia_oficial
Gustavo Torniero
Jornalista, produtor de conteúdo, ativista e também embaixador do WPT. Nas redes, mostra porque acessibilidade não é um assunto só de e para pessoas com deficiência.
Ivan Baron
Conhecido como o “influenciador da inclusão”, é criador de conteúdo e pedagogo. Com posts divertidos e educativos compartilha vivências e informações a respeito da luta anticapacitista.
Lelê Martins
A carioca divide suas vivências de mulher negra e com deficiência no Instagram. Também compartilha looks moda praia cheios de estilo, maquiagens coloridas e reflexões importantes sobre a luta da pessoa com deficiência.
Lorrayne Carolyne
A influencer que compartilha dicas e tutoriais na web é um símbolo do empoderamento da mulher negra a partir do protagonismo e da luta contra o capacitismo.
Acesse o perfil de Lorrayne Carolyne no Instagram: @lorrayne_carolyne
Marcos Lima
Jornalista, youtuber e palestrante. Criador e apresentador do Histórias de cego, o canal que vê o mundo com outros olhos e enxerga a vida de um modo diferente. O Histórias de Cego conta de forma leve e divertida o cotidiano de uma pessoa cega. Marcos, cego desde a infância, é quem escreve, produz, apresenta e muitas vezes é até quem filma.
Acesse o perfil de Marcos Lima no Instagram: @historiasdecego
Nathalia Santos
Considerada pela revista Vogue uma das mulheres negras mais influentes do país, a jornalista cega possui um canal no YouTube, escreve um blog chamado Como Assim Cega e é colunista do portal Terra.
Acesse o perfil de Nathalia Santos no Instagram: @nathaliasantos
Stephanie Marques
É mineira e cria conteúdo sobre o nicho de Beleza, especificamente sobre moda e autocuidado, e também sobre a vivência de uma mulher com deficiência na sociedade.
Acesse o perfil de Stephanie Marques no Instagram: @tephmarques