GAAD 2024: Acessibilidade digital não é opção. É direito!


Arte com fundo roxo e o seguinte texto em branco: "Global Accessibility Awareness Day. Dia Mundial de Conscientização sobre a Acessibilidade". Logotipos do GAAD e do WPT.

No próximo dia 16 de maio celebraremos o Dia Mundial de Conscientização sobre Acessibilidade (Global Accessibility Awareness Day – GAAD, em inglês). A equipe do Movimento Web para Todos lançou hoje, 14 de maio,  uma campanha especial de conscientização e educação sobre a importância e urgência de se desenvolver canais digitais acessíveis a todas as pessoas.

Ao longo de 10 dias serão divulgados nos perfis das redes sociais do Movimento (Instagram, Facebook e Linkedin) depoimentos de pessoas da nossa rede com as mais variadas deficiências compartilhando barreiras enfrentadas em seu dia a dia. Elas vão desde uma simples compra online à realização de uma transação bancária por meio de biometria facial, por exemplo.

“Estes depoimentos são fundamentais para gerar empatia especialmente com quem não tem pessoas com deficiência em seu círculo próximo. E, ao gerar essa conexão, acreditamos que o processo de adequação de sites, aplicativos e sistemas em geral fica mais natural e ágil”, explica Simone Freire, idealizadora do Web para Todos.

O tema escolhido para este ano é “Acessibilidade digital não é opção. É direito!” O objetivo é ressaltar que a acessibilidade não é uma etapa do desenvolvimento do projeto que pode ser contemplada apenas depois que o produto ou serviço digital for lançado ao mercado. “Infelizmente, essa prática de “deixar para depois” é bem comum e “esse depois” nunca chega. Ou seja, o produto continua sem acessibilidade porque acaba ficando muito mais custoso em todos os sentidos para a empresa corrigir essa falha”, alerta Simone.

Além dos depoimentos, serão compartilhados conteúdos educativos sobre como inserir acessibilidade desde a fase de concepção de qualquer projeto digital. Ensinaremos também como identificar falhas de acessibilidade em sites e como corrigi-las.

Como participar da campanha

  • Reposte nossas publicações para sensibilizar sua rede.
  • Marque pessoas e empresas nos comentários dos nossos posts e incentivando seus contatos a refletirem sobre essa temática tão urgente e necessária.
  • Divulgue este assunto para a liderança e colegas da empresa onde você trabalha e sugira que se inicie uma revisão da acessibilidade nos canais digitais internos e externos da organização.
  • Torne seus próprios posts mais acessíveis descrevendo as imagens, legendando vídeos e garantindo contraste adequado nas imagens que você posta.

Junte-se a nós neste processo de transformação da web brasileira num ambiente mais acessível e inclusivo para todo mundo!

Caso queira criar uma ação educativa em sua organização ou precisar da ajuda de especialistas para analisar seus canais digitais, envie um e-mail para contato@mwpt.com.br.

Conheça nossas campanhas anteriores

Outras novidades