Conheça alguns tipos de tecnologias assistivas que pessoas neurodiversas utilizam para navegar na web


Foto de mulher jovem com síndrome de Down sentada no sofá com laptop no colo. Ela apoia suas mãos no teclado e olha atentamente para a tela do computador.

Por Ana Christinna Soares, Ligia Pessoa e Talita Pagani*

Depois de listarmos exemplos de tecnologias assistivas utilizadas por pessoas com deficiência visual, auditiva e motora, chegou a hora de mostrarmos alguns recursos que ajudam quem possui alguma neurodiversidade a ter uma melhor experiência em sites e aplicativos. Mas antes é preciso entender dois conceitos-chave: pra que servem as tecnologias assistivas e qual é o perfil de pessoas neurodiversas.

O primeiro se trata de um conjunto de serviços, equipamentos e técnicas que visam facilitar e promover a autonomia e a independência das pessoas, proporcionando uma melhor qualidade de vida tanto no ambiente físico quanto no digital. Nesta reportagem, listamos apenas exemplos de tecnologias assistivas muito utilizadas para navegação na web por pessoas neurodiversas.

Mas é importante frisar que os sites e aplicativos devem estar de acordo com as diretrizes de acessibilidade digital para que esse tipo de tecnologia funcione plenamente. Caso contrário, ela pode atrapalhar mais do que ajudar.

E quais são as principais características de quem tem neurodiversidade? São pessoas com diferentes graus de dificuldade para ver, escutar, falar, compreender e interagir socialmente.  A neurodiversidade abrange basicamente dois grupos: as deficiências intelectuais e as psicossociais. São pessoas bem diversas, como as que têm síndrome de Down, dislexia, discalculia, TDAH, transtorno do espectro autista, entre outras. 

Elas se beneficiam de conteúdos com estrutura mais simples, objetivos, sem distrações e em diferentes formatos. Geralmente, utilizam recursos do próprio teclado, navegação pelos olhos com tecnologias especiais, joysticks especiais com botões maiores, jogos de cores, entre outros recursos.

9 tipos de tecnologias assistivas utilizadas por pessoas neurodiversas

Siri

Assistente virtual inteligente nativo do sistema iOS, da Apple, presente nos celulares, computadores e tablets da marca. A Siri é uma ferramenta que responde a comandos de voz e ajuda em diversas tarefas, desde pesquisas na web, ler notícias, marcar compromissos na agenda até interagir com outros equipamentos conectados a ela, como TV. 

Google Assistente

Faz basicamente as mesmas coisas que a Siri, mas em sistema Android. Como o próprio nome diz, trata-se da assistente virtual inteligente desenvolvida pelo Google. Essa tecnologia também é muito útil na interação com aplicativos (especialmente os desenvolvidos no sistema Android), com auto-falantes, com TVs conectadas e em pesquisas na web.

Cortana

Cortana é o assistente virtual inteligente da Microsoft disponível do sistema operacional Windows 10 em diante. Entre suas principais características estão a possibilidade de criar lembretes, agendar compromissos, abrir aplicativos, tocar músicas, fazer buscas na web e em arquivos pessoais, entre outras.

Assistente de foco (Windows)

Este é um recurso do Windows para minimizar distrações e ajudar a manter o foco. Esse recurso permite silenciar notificações, tornar planos de fundo mais opacos, desativar efeitos de animação, organizar a barra de tarefas e ativar a “leitura avançada”. Essa última função simplifica temporariamente a página de um site acessado pelo navegador Edge deixando o layout limpo, sem propagandas, pop-ups ou qualquer outro tipo de elemento que possa gerar distração ou provocar gatilhos de ansiedade. 

Ela também permite a ampliação e escolha de tipo de fonte, largura da coluna do texto na tela, espaçamento do texto, cor de fundo, modo escuro, leitura em voz alta e tradução para outro idioma. O modo “leitura em voz alta” também oferece opções de acelerar ou diminuir a velocidade do áudio e escolha de voz masculina ou feminina. As palavras são destacadas em amarelo no texto conforme a leitura avança. Esse recurso é voltado para páginas que contêm texto e funciona da mesma forma tanto na versão para desktop quanto no navegador Edge do celular.

Para ativar esse recurso, basta acessar a página que deseja navegar e clicar no ícone de um livro aberto com um alto-falante que aparece no canto direito do browser.

Versão simplificada de páginas web no Chrome 

O navegador Chrome também permite simplificar páginas com texto, mas apenas na versão para celular com sistema Android. Nos sites onde esse recurso funciona, é aberto um pop-up no topo da tela com um aviso que há uma versão simplificada disponível daquele conteúdo e um botão para a pessoa clicar para ativá-lo. Diferentemente do Edge, o Chrome não oferece outras funcionalidades como a possibilidade de alteração nas fontes e no plano de fundo, nem leitura em voz alta. 

Para habilitar essa opção, você precisa seguir estas etapas:

  • Clicar no menu do Chrome em seu celular (ícone dos três pontos)
  • Entrar em Configurações
  • Clicar em Acessibilidade
  • Marcar a opção “Versão simplificada de páginas da Web”

Se você acessar o site e não aparecer automaticamente o pop-up sugerindo a ativação do modo simplificado, significa que o Chrome não pode fazer alteração naquela página.

Audima

Audima é um plugin utilizado em diversos sites que converte automaticamente o conteúdo textual de uma página em áudio. Assim como o Assistente de Foco do Edge e o Versão Simplificado do Chrome, o Audima também é útil para pessoas com dislexia, com dificuldade de leitura, de concentração ou de memorização. Permite controlar a velocidade de leitura, oferece opções de escolha de vozes humanizadas, pode ser instalado em diferentes tipos de plataformas digitais, incluindo EaD, e converte texto em áudio em mais de 40 idiomas.

ReachDeck Toolbar

Anteriormente conhecido como BrowserAloud, o ReachDeck Toolbar é um plugin que pode ser adicionado ao site para disponibilizar uma série de recursos úteis a pessoas neurodivergentes como: conversão de texto em áudio, tradução, dicionário visual (exibe ilustrações como significado da palavra), modo de foco, simplificador de páginas e lupa de texto, que amplia o conteúdo textual e o lê em voz alta.

A intenção do ReachDeck Toolbar é oferecer recursos assistivos na página web e estes podem ou não ser ativados pela pessoa usuária Ou seja, ele não faz modificações nos códigos do site para torná-lo supostamente mais acessível. Para não haver conflito com leitores de tela, que é um tipo de tecnologia assistiva utilizada por pessoas com cegueira ou baixa visão para navegação em ambientes digitais, é fundamental que se realize testes manuais após a instalação do plugin para verificar a necessidade de ajustes. 

Helperbird

Helperbird é um plugin para ser instalado no Chrome e que permite uma série de customizações na página do site que estiver navegando. A versão gratuita, por exemplo, possibilita ajustes nas páginas para permitir maior conforto na leitura, como ampliação do texto, tipos de fontes, leitura em voz alta, mudança na cor do texto, links mais destacados, melhora no contraste de cores, entre outros.

Na versão paga há várias outras possibilidades para tornar a experiência de navegação mais confortável não apenas para pessoas neurodiversas, mas também para quem tem outros tipos de deficiência. Oferece opções de rolagem automática da página, sugestão de palavras (útil para preenchimento de formulários), digitação por voz, desligar vídeos, esconder gifs e imagens, reorganizar estrutura de parágrafos, mudar cores de fontes e fundo de tela, marcar linha de leitura, entre diversas outras opções.

Mouses adaptados

Há no mercado muitos tipos de mouses adaptados para pessoas que possuem algum tipo de deficiência ou limitação motora, em função ou não de paralisia cerebral, e também para quem tem deficiência intelectual, cognitiva, dispraxia, entre outras. Eles reproduzem as mesmas funções de um mouse padrão, mas têm tamanhos diferentes, mais ergonômicos e geralmente com cores. Alguns modelos podem, inclusive, serem utilizados com os pés ou outras partes do corpo.

A UDESC – Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina desenvolveu um modelo de mouse adaptado voltado primeiramente para crianças com paralisia cerebral, mas que depois foi ampliado para outros perfis. Na página do projeto há detalhes dos materiais necessários para construir aquele tipo de mouse e os resultados alcançados. 

*Ana Christinna Soares e Ligia Pessoa fazem parte da Liga Voluntária do Movimento Web para Todos. Talita Pagani é especialista em UX, autista e uma de nossas embaixadoras.


Leia também:

Outras novidades