Como a acessibilidade impacta o SEO?


Foto de notebook com duas mãos masculinas próximas ao teclado. Sobre ele estão projetados alguns ícones relacionados à web e a palavra SEO.

A acessibilidade na web desempenha um papel crucial no sucesso do SEO, mesmo que não seja diretamente considerada um fator de classificação pelos algoritmos dos mecanismos de busca. Entender como a acessibilidade e o SEO se entrelaçam é essencial para otimizar a visibilidade online de um site.

Aprender estes conceitos de uma forma simples vai ajudar você a compreender melhor o processo todo. SEO é a sigla de Search Engine Optimization ou, em português, otimização para mecanismos de busca. Trata-se de uma técnica que envolve uma série de práticas e estratégias utilizadas para otimizar um site, de modo a melhorar sua visibilidade nos resultados de pesquisa orgânica dos motores de busca, como o Google e o Bing. Quanto melhor otimizado estiver o seu site, maior a chance de aparecer em uma posição relevante quando alguém procurar por algo relacionado ao que ele oferece.

Acessibilidade digital, por sua vez, é uma série de recursos que possibilita a navegação, a compreensão e a interação de qualquer pessoa na web sem ajuda de ninguém. De acordo com a cartilha Acessibilidade na Web, produzida pelo W3C Brasil, acessibilidade na web é “a possibilidade e a condição de alcance, percepção, entendimento e interação para a utilização, a participação e a contribuição, em igualdade de oportunidades, com segurança e autonomia, em sítios e serviços disponíveis na web, por qualquer pessoa, independentemente de sua capacidade motora, visual, auditiva, intelectual, cultural ou social, a qualquer momento, em qualquer local e em qualquer ambiente físico ou computacional e a partir de qualquer dispositivo de acesso”.

A relação entre SEO e acessibilidade digital

No mundo digital de hoje, a acessibilidade na web está rapidamente se tornando um tema central não apenas para garantir que todas as pessoas possam acessar o conteúdo online, mas também para melhorar o desempenho de um site nos resultados de pesquisa. Embora muitas possam não associar diretamente a acessibilidade com o SEO, a verdade é que esses dois aspectos estão intrinsecamente ligados.

Ao criar um site acessível, empresas não apenas abrem suas “portas digitais” para possíveis clientes com deficiência, mas também oferecem uma experiência de navegação mais satisfatória para todo mundo. Elementos como contraste de cores adequado, compatibilidade com teclado, transcrições de vídeo, legendas ocultas e imagens com descrição não apenas tornam o site mais inclusivo, mas também são percebidos positivamente pelos algoritmos de pesquisa.

A acessibilidade também afeta indiretamente as classificações nos motores de busca. Um site acessível é mais propenso a atrair e manter visitantes, o que pode resultar em maior visibilidade e melhores classificações nos resultados de pesquisa. Por outro lado, sites com barreiras de acessibilidade podem enfrentar uma queda na interação de usuários e usuárias, o que prejudica sua posição nos rankings.

Para Simone Freire, idealizadora do Movimento Web para Todos, a acessibilidade na web não pode mais ser ignorada, especialmente neste mundo digital que está cada vez mais competitivo. “Levar a sério as diretrizes de acessibilidade digital não é apenas a coisa certa a se fazer moralmente, mas também é uma estratégia inteligente para melhorar a visibilidade e o desempenho geral de um site ou aplicativo”, conclui.


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