Quantas pessoas com deficiência acessam seu site e redes sociais?



Pessoas sentadas em cadeiras organizadas em roda. Ao fundo, há uma imagem grande projetada na parede com o logo do Movimento Web para Todos e dois banners do Social Soluções em cada lado.
Suzeli Damaceno, coordenadora do Movimento Web para Todos, durante o evento: a palestra “Acessibilidade Digital em organizações Sociais, Públicas e Privadas” no Social Soluções em São Paulo (SP).

A dúvida que compartilhamos no título foi uma das perguntas norteadoras da conversa que realizamos nesta sexta-feira (26/04) no Social Soluções em São Paulo. O tema foi: “Acessibilidade Digital em organizações Sociais, Públicas e Privadas”.

Suzeli Damaceno, coordenadora do Movimento Web para Todos, foi quem liderou o bate-papo.  O encontro foi realizado pela Social Soluções em parceria com a Fundação Nossa Senhora Auxiliadora do Ipiranga – FUNSAI e o WPT.

Suzeli destacou que não existe um momento certo para começar a pensar de forma acessível no mundo digital. “A partir do momento em que você tem o mínimo de informação, a mudança já pode acontecer. O importante é dar o primeiro passo, mesmo que seja em suas próprias redes sociais“, conta.

Muitos saíram do evento com o compromisso de aplicar a acessibilidade já nas redes sociais, com a hashtag #PraCegoVer. Samara Kelly Xavier e Silva, membro da Social Soluções e professora da FAPSS, contou que já coloca esse conhecimento em prática e tem bons resultados.

“Comecei a ter seguidores com deficiência visual no meu perfil no Instagram a partir do momento em que passei a incluir a hashtag inclusiva #PraCegoVer nos meus posts. E isso tem sido incrível porque é, na verdade, uma troca muito rica”, afirma.

Kelly diz que, quando não descreve bem uma imagem, eles pedem mais detalhes e, de certa forma, fazem com que ela melhore a descrição. “Assim, aperfeiçoo também a minha percepção sobre o que realmente é importante dizer sobre cada imagem que complemente o contexto da minha resenha”, detalha.

Algumas dicas de acessibilidade digital

Outras novidades

Você quer uma web para todos?

Abrace essa causa com a gente e compartilhe com seus amigos!