Google amplia equipe e iniciativas de acessibilidade digital no Brasil


Foto tirada no local do evento de hoje no Google Brasil. Há cinco porta-vozes da empresa em frente a um grupo de cerca de 15 pessoas em uma sala fechada.
Porta-vozes do Google Brasil respondem perguntas durante o evento de lançamento de novidades sobre acessibilidade digital

O Google anunciou nesta quarta-feira, dia 30 de novembro, uma série de iniciativas com foco no desenvolvimento de pesquisas, parcerias e atualizações de produtos para pessoas com deficiência. A subsidiária brasileira passa a contar com um time dedicado de Inclusão de “produtos, equidade e acessibilidade” e atualiza recursos de acessibilidade no Google Maps e no sistema Android, que é o mais popular no país.

Os esforços fazem parte do plano de investimento da empresa para acelerar a transformação digital e o crescimento econômico da América Latina, anunciado em junho deste ano. De acordo com o CEO do Google, Sundar Pichai, reduzir a desigualdade digital será essencial para garantir uma retomada pós-pandemia mais inclusiva.

A equipe brasileira está conectada ao time global da organização, cujo objetivo é aprimorar os recursos de acessibilidade do Google por meio de engajamento com a comunidade, atuação em análise e testes de produto e realização de estudos de experiência do usuário. 

“Desde o início do Movimento, há 5 anos, o Google tem sido um grande parceiro nos ajudando a promover a cultura de acessibilidade digital pelo Brasil. Por isso, ver o time local crescer e ganhar cada vez mais importância na organização nos alegra tanto e nos enche de motivação para transformarmos a web brasileira num ambiente verdadeiramente acessível e inclusivo”, comemora Simone Freire, idealizadora do Web para Todos.

Segundo Bernardo Barlach, gerente de parcerias de Acessibilidade para a América Latina e um dos integrantes do novo time no Brasil, a chegada do time no país está alinhada com o movimento da companhia de valorização da diversidade de talentos do Brasil, essencial para a construção de produtos melhores e mais inclusivos. “A nossa missão é entender a fundo as particularidades da população brasileira e criar produtos e serviços cada vez mais úteis e inclusivos para que as pessoas com deficiência tenham mais autonomia no seu dia a dia.”

Serviços mais acessíveis  

O novo recurso no Google Maps permite que, ao buscar por um estabelecimento, as pessoas possam identificar o ícone de cadeira de rodas ♿ no Perfil da Empresa, caso o local tenha entrada acessível. 

Se o local não for acessível, o ícone da cadeira de rodas aparece com um traço por cima. O recurso também permite saber se o local tem assentos, banheiros e estacionamentos acessíveis. Para utilizar o novo recurso, basta habilitar a configuração “lugares acessíveis” no aplicativo do Google Maps.

Em breve, o sistema operacional Android também ficará mais acessível. O aplicativo “acesso por voz” passa a estar disponível em português a partir do início de dezembro para todos os usuários no Brasil. Lançado em 2018, o recurso foi projetado para permitir que qualquer pessoa controle o celular usando a voz, sendo particularmente útil para pessoas com deficiência que não conseguem tocar na tela. Com a ferramenta é possível utilizar aplicativos, navegar entre telas, digitar mensagens e até mesmo editar texto usando a voz. Além disso, também é possível acionar o aplicativo por meio do Google Assistente dizendo “Ok Google, Acesso por voz”.


Leia também:

Outras novidades