O Movimento Web para Todos propôs um painel inédito para discutir a acessibilidade e os dilemas da inclusão na internet brasileira no VIII Fórum da Internet no Brasil, em Goiânia (GO).
O tema foi aceito e o painel “Violações invisíveis: acessibilidade e dilemas da inclusão na Internet brasileira” vai acontecer no dia 7 de novembro, às 9h, na Sala 4 do Centro de Eventos da Universidade Federal de Goiás. Todos os workshops serão transmitidos em tempo real, online, por meio do canal do NIC.br no YouTube.
O evento vai acontecer entre os dias 4 e 7 de novembro e você poderá participar enviando comentários e perguntas nos nossos canais (Facebook e LinkedIn). Acompanhe a gente!
O objetivo do evento é incentivar os representantes dos setores a acompanharem e opinarem sobre as questões mais relevantes para a consolidação e a expansão de uma internet cada vez mais diversa, inovadora e que expresse os princípios da liberdade, dos direitos humanos e da privacidade.
“É uma satisfação enorme levar o tema da acessibilidade digital no evento mais importante do Brasil onde se discute a governança da internet. Isso só nos mostra que estamos no caminho certo para promover a transformação da web brasileira em um ambiente realmente inclusivo”, comemora Simone Freire, idealizadora do Movimento Web para Todos.
O Fórum da Internet no Brasil está em sua 8ª edição e é promovido pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). É uma atividade preparatória para o Fórum de Governança da Internet, realizado pela Organização das Nações Unidas.
Participantes do debate
Representando o setor empresarial:
Simone Freire, idealizadora do Movimento Web para Todos e fundadora da Espiral Interativa.
Representando o setor governamental:
Ciro Pitangueira de Avelino, Secretário Adjunto da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação, do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão;
Fabíola Calixto de Souza, Coordenadora de Tecnologia e Acessibilidade Digital – Prefeitura de São Paulo;
Representando o terceiro setor:
Sarah Barreto Marques Ribeiro, Secretária de acessibilidade e ajudas técnicas da Organização Nacional de Cegos do Brasil (ONCB);
Bárbara Simão, pesquisadora em telecomunicações e direitos digitais no Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC).
Representando a comunidade científica e tecnológica:
Tiago Maritan, professor efetivo do Centro de Informática da Universidade Federal da Paraíba, pesquisador do Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (LAViD) e coordenador do projeto Suite VLibras.
Moderadora:
Suzeli Rodrigues Damaceno, coordenadora do Movimento Web para Todos.
Relator:
Eduardo Laurentino, bacharelando do Instituto de Matemática e Estatística da USP – Universidade de São Paulo.
Mais informações
Evento: VIII Fórum da Internet no Brasil
Data: 4 a 7 de novembro de 2018.
Painel do Movimento Web para Todos: “Violações invisíveis: acessibilidade e dilemas da inclusão na Internet brasileira”
Data: 7 de novembro de 2018
Horário: 9h
Local: Sala 4 – Centro de Eventos da Universidade Federal de Goiás – Goiânia – GO
Inscrições no site do VIII Fórum da Internet no Brasil.