Vasco da Gama anuncia parceria estratégica com Movimento Web para Todos com foco na inclusão digital de sua torcida


Arte em tons de preto, cinza e vermelho com os logotipos do Vasco da Gama e Web para Todos lado a lado.

No Brasil, cerca de 45 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência e, por falta de acessibilidade nos sites e aplicativos, enfrentam inúmeras barreiras para se informar, se divertir, estudar e consumir online. 

Por ter a inclusão como um de seus valores e entender que a acessibilidade no mundo digital é urgente e benéfica para todas as pessoas, o Vasco da Gama acaba de anunciar o Movimento Web para Todos como parceiro estratégico no dia 05 de setembro, data em que promoveu ações em homenagem ao Dia Nacional do Surdo, comemorado no último 26 de setembro.

Idealizado pela agência Espiral Interativa, com o apoio do W3C Brasil, consórcio internacional que desenvolve padrões para a web em todo o mundo, e dezenas de organizações ligadas à causa da inclusão, o Movimento atuará como parceiro estratégico na construção de uma presença online mais inclusiva para o Vasco, contribuindo para que não só as pessoas com deficiências variadas, como também outros públicos que necessitam da acessibilidade digital, como pessoas idosas, possam interagir com mais autonomia nos canais digitais do clube.  

A parceria envolve a descrição de imagens dos posts durante os jogos do Vasco no Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil de 2024 com foco na inclusão de pessoas cegas e de baixa visão, assessoria especializada durante determinadas transmissões dos jogos na VascoTV, além de ações educativas e treinamentos em acessibilidade digital para equipes do clube.

Ainda como parte da aliança, será realizado um webinar de conscientização para todas as organizações parceiras do Vasco sobre a importância da inclusão digital no mundo do futebol.

Estreia em jogo temático

A partida entre Vasco x Juventude, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro, foi marcada por homenagens à comunidade surda. Além da estreia das legendas alternativas nas redes sociais e do pontapé inicial na tradução em Libras nas transmissões da VascoTV, o Gigante da Colina leiloou as camisas dos 11 titulares, por meio da Play For a Cause, em prol da Associação de Assistência às Causas Sociais – AACS que há 64 anos atende crianças e adolescentes com distúrbios comportamentais e de aprendizagem, com deficiência e em situação de risco e/ou vulnerabilidade social.

Residentes do Morro dos Macacos e demais comunidades dos bairros de Vila Isabel, Tijuca, Engenho Novo e suas adjacências. O uniforme tem um “patch” (aplique ou emblema costurado ou fixado ao tecido) alusivo à campanha e o nome dos atletas em Libras.

Fonte: Esta notícia foi originalmente publicada no Portal do Vasco da Gama

Outras novidades