Web para Todos e SiDi oferecem aula gratuita sobre acessibilidade em sites e aplicativos


Ilustração de uma tela com cinco ícones diferentes em destaque.
Site em uma tela. Foto: Pixabay

Quer aprender um pouco mais sobre como fazer sites e aplicativos acessíveis a pessoas com deficiência? Você pode se inscrever e participar gratuitamente da aula especial que o Movimento Web para Todos preparou em parceria com o SiDi.

A aula vai acontecer no dia 20 de agosto (terça-feira), às 14h30, no Ocean Center São Paulo – que nos convidou para incluir este tema dentro da programação de seus cursos regulares. O Ocean é um centro de capacitação tecnológica e de desenvolvimento de soluções idealizado pela Samsung. Ele tem sedes em São Paulo e Manaus, e oferece treinamentos a desenvolvedores, designers, empreendedores, estudantes universitários e interessados em geral.

Nesta aula, abordaremos os seguintes temas:

  • Como é a experiência de navegação das pessoas com deficiência;
  • Principais barreiras encontradas por eles na web e nos aplicativos;
  • Potencial enorme de mercado para as marcas e para profissionais com conhecimento em acessibilidade digital;
  • O que diz a lei sobre as barreiras na web e os riscos que as empresas estão correndo (negócios e reputação);
  • Melhores práticas para o desenvolvimento de sites e aplicativos acessíveis.

No Brasil, há mais de 45 milhões de pessoas com deficiência. Grande parte delas não consegue acessar nem navegar na web devido às barreiras tecnológicas. Fazendo um paralelo com o mundo físico, é como se faltassem, por exemplo, rampas de acesso, guias rebaixadas, piso tátil, placas em braile e intérpretes de Libras nos sites e aplicativos. 

Um site ou aplicativo desenvolvido sem acessibilidade está deixando de ser acessado por milhares de pessoas, além de estar infringindo a Lei Brasileira da Inclusão (Lei 13.146 art. 63), em vigor desde janeiro de 2016.

Nossa metodologia contempla aula teórica com base em exemplos reais e atuais para que os alunos possam entender melhor o impacto da falta de acessibilidade na experiência digital das pessoas com algum tipo de deficiência.

Qualquer pessoa pode se inscrever gratuitamente e participar dessa aula, em especial quem já trabalha ou pretende atuar com desenvolvimento de sites e aplicativos, seja como programador, designer ou produtor de conteúdo. Ela é voltada também a quem deseja trabalhar com propósito e ainda ter um diferencial competitivo em sua carreira.

Colaborar com a ampliação do número de profissionais capacitados em acessibilidade digital é um dos principais objetivos do Movimento Web para Todos. Se você é de uma empresa que também está interessada nisso, ou pretende aumentar a consciência interna sobre este tema, acesse nossa área de serviços e fale com a gente!

Informações gerais

Data: 20 de agosto
Horário: das 14h30 às 16h30
Local: Ocean Center (no prédio da POLI/USP) – Av. Prof. Almeida Prado, 531, São Paulo (SP).
Para se inscrever, você deve acessar o site da Ocean Center.

Outras novidades