Use leitor de telas em seu computador para testar acessibilidade dos sites


Ilustração colorida da tela de computador que mostra a simulação de um site com duas colunas, textos e fotos. Há dois ícones de fones de ouvido: um está no lado esquerdo e outro no lado direito.
Ao instalar um leitor de telas, você se aproxima ainda mais da causa da acessibilidade digital. Imagem: Pixabay.

Sabia que as tecnologias assistivas são aliadas essenciais para que façamos testes de acessibilidade nos sites? O leitor de telas é uma dessas tecnologias muito utilizadas por pessoas cegas e com baixa visão, que são cerca de 6,5 milhões de brasileiros segundo o Censo 2010.

Recomendamos que você instale em seu computador um software como esse, que tem versões pagas e gratuitas. Assim, você vai conseguir entender mais profundamente como é a experiência de navegação das pessoas que não enxergam e aprimorar seu trabalho.

Vai poder identificar também as barreiras que precisam ser eliminadas, as imagens que estão sem descrição, se as informações que estão sendo lidas podem ser perfeitamente compreendidas, etc.

Entre as versões pagas, estão:

  • JAWS for Windows (Job Access With Speech), da empresa americana Freedom Scientific, considerado um dos melhores do mercado por ser muito completo e intuitivo.
  • Virtual Vision, da empresa brasileira Micropower, também para ser utilizado no sistema Windows.

Já entre as versões gratuitas selecionamos os seguintes programas:

  • DOSVOX, desenvolvido pelo Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NCE UFRJ). Também roda em sistema Windows e um dos seus diferenciais é que grande parte dos sinais sonoros que emite é feita em voz humana gravada e não automatizada, como os outros citados neste texto.
  • ORCA, da empresa americana Oracle. O programa possui código aberto e opera em Sistema Operacional Linux. Funciona também como ampliador de tela.
  • NVDA (Non Visual Desktop Access), da organização australiana sem fins lucrativos NV Access. Assim como ORCA, tem código aberto, mas roda em sistema Windows. É amplamente utilizado por pessoas cegas no mundo todo.

Para fazer o teste de acessibilidade, navegue pelo site utilizando a tecla TAB e as setas, vá passando pelos links, botões, imagens e ouça se o texto pronunciado pelo leitor de telas está compreensível.

O embaixador do Movimento Web para Todos, Diniz Candido, fez um vídeo tutorial para ajudar você a fazer uma configuração básica do NVDA em seu computador e ter uma melhor experiência. Diniz explica que há várias maneiras de personalizar a ferramenta e indica a que ele se adaptou melhor no vídeo que está em seu canal chamado Mundo Cegal, no YouTube.

Mas se o seu computador for Mac, aí é só ativar o “Voice Over”, que é um leitor de telas nativo dos produtos da Apple. Para ativá-lo, basta utilizar o atalho “command+F5”. 

Leia também:

Outras novidades