Agora todas as notícias do site do Web para Todos contam com a Audima, ferramenta para tornar conteúdo digital acessível para pessoas com e sem deficiência. O propósito da Audima é que um dia todo o conteúdo escrito da internet esteja disponível também por meio do áudio. E a missão dela é ajudar os sites a gerarem essa inclusão digital.
Os desafios são encontrados não apenas por pessoas cegas ou com deficiência visual, mas também por pessoas que conseguem ver e, ao invés de ler, preferem ouvir. Para Luiz Eduardo, cofundador da Audima, a internet é o maior gerador de conteúdo do mundo e cresce exponencialmente. “Por outro lado, milhões de pessoas sofrem com dificuldades de visão ou de leitura. Ou seja, existe muita informação online disponível, mas uma grande parte da população simplesmente não pode acessar”, conta.
Luiz destaca que, além da acessibilidade, o áudio permite que esses conteúdos sejam consumidos enquanto as pessoas fazem outras atividades. Dessa forma, ele atende também quem não tem tempo ou simplesmente prefere ouvir do que ler.
“É inspirador contar com parceiros alinhados com o nosso propósito e a parceria entre a Audima e o Web Para Todos fortalece o movimento de inclusão digital do qual fazemos parte. Viemos não só para somar, mas para multiplicar”, afirma Luiz.