O Instagram está se posicionando como uma rede bem interessante para aprender mais sobre acessibilidade. Posts educativos, sequência de artes com dicas práticas e linguagem simplificada têm tornado o aprendizado didático e acessível para mais pessoas.
Você se interessou? Selecionamos quatro perfis bem legais ligados a essa temática, seja com foco na acessibilidade digital, ou em uma abordagem mais ampla do tema. Vale dar um “follow” neles para aprender ainda mais e ficar por dentro das novidades relacionadas ao universo da inclusão no mundo digital.
1) MARCELO SALES
Marcelo Sales é designer e atua há quase 20 anos em produtos digitais (com passagens em outras disciplinas – gráfico, embalagem e motion). Atualmente, seu foco de trabalho é em UX e Acessibilidade.
No seu perfil no Instagram, Marcelo compartilha um pouco sobre o trabalho que realiza e dá uma série de dicas de acessibilidade digital.
Destacamos o novo projeto que criou: “Explicando a WCAG em 70 dias (ou quase)”, que busca explicar cada um dos critérios de sucesso das Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (Web Content Accessibility Guidelines – WCAG). A iniciativa conta com posts diários, totalizando cerca de 70 dias com a explicação de todos os 78 critérios atuais da WCAG.
2) UX da Questão
UX da Questão é o perfil do Instagram criado pelo designer Marco Moreira. Na plataforma, ele compartilha diversas situações vivenciadas com produtos e serviços nos locais por onde passou (inclusive dentro de casa), com foco na experiência do usuário online e offline.
3) Isa Meirelles
Quer se aprofundar em acessibilidade de forma leve? O conteúdo que Isa Meirelles compartilha no Instagram dela é assim. Ela é criadora e apoiadora de “novas narrativas”, como conta em seu site, e uma das nossas embaixadoras. Em seu perfil, Isa compartilha dicas de acessibilidade, projetos que participa, sugestões e um pouco do seu dia a dia como ativista na área.
4) Gustavo Torniero
Gustavo é jornalista, produtor de conteúdo, ativista na área dos direitos das pessoas com deficiência e um dos nossos embaixadores. Apaixonado pela diversidade e pelas novas tecnologias, Gustavo é cego e diretamente impactado pela falta de acessibilidade na web.
Em seu perfil no Instagram, apresenta dicas de acessibilidade, fatos do seu dia a dia, matérias que participa como entrevistado ou como repórter, entre outros tipos de conteúdo.