Conheça serviços para adicionar legendas em vídeos


Foto da reprodução do trecho de um vídeo com Reinaldo Ferraz sério, em um ambiente fechado. No rodapé, há uma legenda amarela com fundo preto com o trecho: "o quanto é fácil publicar vídeos com legenda nas suas redes sociais". Ele tem cabelos curtos e lisos, olhos claros e barba grisalha.
Reinaldo Ferraz realizou alguns testes de serviços para colocar legendas open caption (embutidas no vídeo) em vídeos curtos. Imagem: Reprodução / Reinaldo Ferraz.

Matéria publicada no dia 13 de agosto de 2020. Atualizada no dia 2 de janeiro de 2023.

Como legendar vídeos na web? Recebemos essa dúvida com frequência nos eventos que realizamos e com pessoas da nossa rede do WPT. Essa atividade costuma ser um dos desafios apontados para tornar o conteúdo online acessível. Os motivos para não fazer são diversos: falta de tempo, desconhecimento de plataformas de confiança, serviços complicados, entre outros.

Tudo isso porque há algumas tarefas que envolvem a legendagem: transcrever o áudio, minutar e sincronizar a legenda – ações que geralmente se tornam obstáculos para a publicação imediata do post.

Aos poucos, surgem novos recursos para eliminar essa barreira. Reinaldo Ferraz, especialista em desenvolvimento web nas organizações Ceweb.br/W3C Brasil, testou alguns serviços para colocar legendas open caption (embutidas no vídeo) em vídeos curtos.

O objetivo do teste foi buscar uma ferramenta que conseguisse transcrever o áudio do vídeo, minutar automaticamente, customizar o formato da legenda e permitir exportação de arquivos somente com a legenda (formato .srt). Tudo isso online, sem a necessidade de instalação de software.

Reinaldo encontrou três serviços que, segundo ele, agradam e cumprem bem a função de legendar vídeos curtos: Veed , Subly e Kapwing Subtitles. Todos os testes foram feitos no computador, utilizando o navegador Brave. O resultado pode ser conferido no blog do Reinaldo Ferraz.

Se você prefere realizar essa ação no seu celular, existem algumas ferramentas listadas no site da Crônicas da Surdez, que conta desde o uso das legendas do YouTube até mesmo de aplicativos para dispositivos móveis).

Outra opção, que funciona bem tanto no desktop quanto no celular, é o Canva,  software de design gráfico gratuito, fácil de usar e completamente online (não é necessário baixar nenhum programa). As instruções para inserir legendas podem ser conferidas no site do Canva.

Há uma série de opções de tipos de fonte, formato e posição da caixa de texto para você inserir a legenda em seu vídeo. Antes de escolher uma, recomendamos a leitura da matéria que fizemos sobre os tipos de letras e fontes acessíveis.


Leia também:

Outras novidades