Participe da campanha global #GAAD para tornar a web acessível a todos



Simone Freire está em pé, sorrindo, segurando uma placa com a frase: "Quero sites acessíveis".
Simone Freire, idealizadora do Movimento Web para Todos. Foto: Movimento Web para Todos.

Você já parou para pensar como pessoas com limitações motoras severas, sem o movimento das mãos, por exemplo, interagem no mundo digital? Ou como um cego realiza uma compra pela internet? E uma pessoa com deficiência auditiva que se comunica por Libras, como compreende os textos descritos nos sites de notícias? Nada disso é possível sem acessibilidade digital!

Para conscientizar a sociedade e, principalmente, os profissionais de que trabalham na área digital, foi criado o Dia Mundial de Conscientização sobre Acessibilidade (Global Accessibility Awareness Day – GAAD, em inglês). A data é celebrada toda terceira quinta-feira do mês de maio. O propósito dela é fazer com que todos conversem, pensem e aprendam sobre acesso e inclusão digital (web, software, mobile, etc.) e a interação dos diferentes tipos de usuários, incluindo as pessoas com deficiência, com esse ambiente.

“A sociedade está abordando cada vez mais temas e situações relacionados à acessibilidade. Nosso grande desafio é conscientizar os profissionais que trabalham diretamente na concepção de sites e aplicativos a enxergar o potencial deste público. Além de direitos assegurados em lei (LBI, artigo 63), eles têm desejos e querem se relacionar, consumir, se informar e se divertir pela internet como qualquer outro cidadão. Ações como essa do GAAD colaboram para ampliar o alcance dessa informação”, comenta Simone Freire, idealizadora do Movimento Web para Todos.

Convidamos você a conhecer mais sobre a temática na plataforma do Movimento Web para Todos e se juntar com a gente nessa campanha global.

A NOSSA CAMPANHA

A falta de informação é a principal razão que torna os sites e APPs inacessíveis a pessoas com deficiência. Profissionais que trabalham com digital desconhecem as regras internacionais de acessibilidade digital e a legislação brasileira (LBI nº 13.146) que prevê punição às organizações que não estiverem de acordo com esses padrões. Poucos ainda sabem, inclusive, do enorme potencial de mercado quando falamos em cerca de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência só no Brasil.

Assim, o Movimento Web para Todos apoia o GAAD e aproveita a data para convidar a população a espalhar essas informações ao máximo de pessoas possível. Vale qualquer tipo de manifestação nas redes sociais, mas aqui citamos algumas para servir de inspiração.

Publicação de foto de impacto:

  • Faça uma foto sua segurando uma folha com frases do tipo: “eu quero uma web acessível”, “Eu quero sites e apps acessíveis”, “Todos temos direito de comprar na web”, “Comprar na web é um direito de todos”, “Eu quero uma internet inclusiva”, “Eu apoio uma web para todos”.
  • No texto do seu post, escreva algo sobre esta campanha, por que você quer uma web acessível a todos e insira as hashtags #GAAD | #inclusaodigital | #webparatodos.
  • Faça a descrição da foto inserindo as hashtags #PraCegoVer e #PraTodosVerem no texto do post para que pessoas com deficiência visual saibam o que você publicou.

Publicação de vídeo de impacto:

  • Se for em Libras, não se esqueça de incluir legenda em português para ampliar o impacto da mensagem.
  • E, se for em português, é só incluir legenda e janela de Libras, ok? Faça uma descrição do conteúdo do vídeo inserindo as hashtags #PraCegoVer e #PraTodosVerem no texto do post para que pessoas com deficiência visual também possam curtir e replicar seu vídeo.
  • Ah! e não se esqueça de incluir as hashtags #GAAD | #inclusaodigital | #webparatodos.

A campanha começará nesta quinta-feira, dia 16, e a estenderemos até o dia 31 de maio. Faça parte da transformação da web brasileira!

COMO A IDEIA DO GAAD SURGIU

A ideia de um Dia Mundial da Conscientização sobre Acessibilidade começou em 2015 com uma única postagem no blog escrita por um desenvolvedor da web chamado Joe Devon. Jennison Asuncion, profissional de acessibilidade de Toronto, descobriu o post do blog de Joe puramente por acidente, graças ao encontro aleatório desse tweet feito por Joe.

Depois de ler, ele imediatamente entrou em contato com Joe e eles uniram forças, alavancando as suas respectivas redes para realizar o evento. Leia o artigo que inspirou esta iniciativa global.

A partir de 2015, ao invés de usar uma data fixa, o convite é para que todos da sociedade marquem o GAAD na terceira quinta-feira de maio.

DICAS PRÁTICAS DE ACESSIBILIDADE

Fontes: GAAD e Movimento Web para Todos

Outras novidades

Você quer uma web para todos?

Abrace essa causa com a gente e compartilhe com seus amigos!