Web para Todos leva acessibilidade digital para a Reatech 2019



Grupo com mais de 10 pessoas com e sem deficiência, em pé, sorrindo. Elza Maria faz parte desse grupo. Ela tem cabelos longos encaracolados e está usando uma saia longa vermelha com uma blusa branca. Ao fundo, há um banner com ilustração de prédios e pessoas com o texto: "Cidade de São Paulo - Pessoa com Deficiência".
Participantes da roda de conversa “Comunicação Inclusiva e Acessibilidade Comunicacional” no estande da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência da Cidade de São Paulo. Foto: Movimento Web para Todos / Natalia Alcantara.

Entre os dias 13 e 16 de junho, tivemos a oportunidade de participar da 16ª Reatech 2019 em São Paulo (SP)! Nós, do Movimento Web para Todos, estivemos por lá compartilhando o tema da acessibilidade digital na feira, completando, assim, a visão 360 graus que todos precisam ter sobre inclusão (atitudinal, arquitetônica e digital). O evento aconteceu no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center.

Marcamos presença nos quatro dias de evento com estande, palestra e participação em roda de conversa! Quem visitou nosso estande teve a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a trajetória do Web para Todos e entender como pode fazer parte desse Movimento. Apresentamos também as iniciativas e casos de sucesso da Espiral Interativa, idealizadora do WPT, que atua diretamente com organizações que trabalham com causas e que querem potencializar sua comunicação em diversos canais digitais.

O Vida Mais Livre também foi representado neste mesmo espaço. Esse portal totalmente voltado para pessoas com deficiência foi criado há nove anos pela Espiral Interativa com apoio do Instituto Mara Gabrilli (IMG). Além de conteúdo direcionado, como reportagens especiais, dicas de entretenimento, políticas públicas e entrevistas com especialistas, o portal contribui para a troca de informações e experiências entre familiares, amigos e profissionais interessados em se aprofundar em temas pertinentes a este público.

Encontros para aprender mais sobre acessibilidade

No dia 13/06 (quinta-feira), às 14h, Simone Freire, idealizadora do Movimento Web para Todos, fez a palestra “Acessibilidade Digital: por que você deve se preocupar com isso?” no Reashow. Ela explicou o que são as barreiras de acesso nos sites, lojas virtuais, redes sociais, plataformas de ensino a distância, entre outros canais, e como não é difícil de derrubá-las. Simone falou também sobre os direitos das pessoas com deficiência na web e os deveres das empresas que estão garantidos na Lei Brasileira de Inclusão.

Já no dia 14/06, às 15h, Elza Maria Albuquerque, produtora de conteúdo do Movimento Web para Todos e especialista em conteúdo acessível, participou da roda de conversa “Comunicação Inclusiva e Acessibilidade Comunicacional”. O encontro aconteceu no estande da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência da Cidade de São Paulo (SMPED) – em frente à praça de alimentação na Rua 500 (estande 517).

O debate contou com especialistas que já trabalham com conteúdo acessível. Eles compartilharam suas experiências na área e também dicas para que as pessoas possam colocar a acessibilidade em prática.

Além dela, participaram: Vinícius Ladeira, designer da Hand Talk; Fabiana, jornalista da Mais Diferenças; Ketly, influenciadora digital do Acessibilidade Tô de Olho; e especialistas da SMPED: Priscila Fonseca/ Ravelly Santana e Carol Santos.

Impacto

Em 16 edições, esta é a segunda vez que a acessibilidade digital ganha destaque na feira. Sensibilizamos muitas empresas e pessoas físicas sobre a importância de ter sites e aplicativos acessíveis, destacando a questão dos direitos das pessoas com deficiência e deveres das organizações.

  • Foram mais de 100 testes de acessibilidade na nossa plataforma, feitos diretamente do nosso estande somente nos dias da Reatech;
  • Tivemos aumento de 93% no número de visualizações de página;
  • Mais de 100 pessoas aderiram ao Movimento se registrando na área “Faça Parte” e se comprometendo a espalhar mais esse conhecimento;
  • Tivemos aumento de 20% de sessões (antigas visitas) na plataforma do WPT em comparação com a semana anterior à feira;
  • Aumento de 204% no tempo de sessão (visita) na plataforma do Movimento Web para Todos.

Matéria publicada no dia 12 de junho de 2019. Atualizada no dia 27 de junho de 2019.

Outras novidades

Você quer uma web para todos?

Abrace essa causa com a gente e compartilhe com seus amigos!