No próximo dia 18 de outubro, começará a série de atividades que compõem o evento “Acessibilidade Digital Descomplicada para Marcas Diversas e Inclusivas”, iniciativa do Web para Todos em parceria com o Google. O objetivo é compartilhar conhecimento e experiências sobre acessibilidade digital e mostrar que não é complicado construir sites e aplicativos mais inclusivos para todas as pessoas, incluindo quem possui algum tipo de deficiência.
O evento será online, gratuito e contará com uma série de painéis, sessões abertas de consultoria, além de apresentações dos recursos de acessibilidade disponíveis nas principais ferramentas do Google. A apresentação será de Simone Freire, idealizadora do Web para Todos, e Henri Fontana, Gerente Técnico de Programas em Acessibilidade do Google.
Uma das mensagens que o Movimento mais destaca desde seu lançamento, há quatro anos, é que acessibilidade, assim como qualquer iniciativa de diversidade e inclusão, demanda mudança de cultura, empatia e o apoio de especialistas durante a jornada de transformação. Ou seja, não é possível tornar nenhum canal digital acessível de forma totalmente automatizada.
“É importante que as pessoas se apropriem dessa temática, estudem mais a respeito e pratiquem o que aprenderam nas atividades diárias para que esse conhecimento se solidifique. Nosso objetivo, com esse evento, é descomplicar a acessibilidade digital e mostrar que é algo possível e factível”, explica Simone.
Henri Fontana sempre lembra que um produto acessível e inclusivo beneficia todo mundo, não só quem possui alguma deficiência, já que acabam proporcionando experiências mais simples e intuitivas. “Equipes de desenvolvimento que incluem a acessibilidade na criação de um produto desde o início conseguem, ao longo do tempo, incorporar as especificidades técnicas consistentemente”, lembra o especialista do Google.
Após o evento, será disponibilizado gratuitamente o “Guia de Acessibilidade Digital para Marcas Diversas e Inclusivas”, com os temas abordados nos painéis, além de links de referência para materiais que irão ajudar os participantes em suas jornadas de conhecimento.
Confira os detalhes da programação:
Das 11h às 11h40, todos os dias
Consultoria: “Linha direta com especialistas”
Será uma sessão aberta para quem quiser entrar e tirar suas dúvidas sobre qualquer recurso de acessibilidade disponível nos produtos do Google. O formato será o de uma reunião virtual, pelo próprio Google Meet. Na hora marcada, basta você acessar o link da reunião para entrar na sala e fazer sua pergunta pelo chat ou pedindo a palavra para falar em português ou em Libras.
18 de outubro
14h
Palestra: “Descomplicando as reuniões virtuais”
Palestra sobre como fazer reuniões virtuais mais inclusivas tirando o melhor proveito de recursos de acessibilidade disponíveis pelo Google. Falaremos também sobre o que você deve ter em mente ao preparar suas apresentações e documentos utilizados nesse tipo de reunião. As dicas serão muito úteis também para quem utiliza outros recursos além das ferramentas do Google.
17h
Painel: “As cinco principais barreiras que dificultam a interação de pessoas com deficiência com marcas no mundo digital”
Quatro especialistas debaterão sobre as barreiras de acessibilidade mais comuns na web e apresentarão dicas práticas sobre como eliminá-las de vez em seus projetos digitais. Além da Simone Freire e do Henri Fontana, estarão presentes neste painel Lucas Radaelli, engenheiro de software do Google, e Marcelo Sales, especialista em acessibilidade digital da Raia Drogasil.
19 de outubro
14h
Palestra: “Descomplicando a comunicação digital”
Como fazer apresentações, documentos, sites simples, e-books e e-mails acessíveis usando os recursos nativos de ferramentas como Google Slides, Google Docs, Gmail e Google Sites. Dessa forma, você vai aprender a tornar sua comunicação digital mais inclusiva dentro e fora da organização onde trabalha.
17h
Painel: “Desafios de contemplar a neurodiversidade nos projetos digitais”
Entenda as características de pessoas neurodiversas, quem são, como interagem, as principais barreiras que encontram na web e dicas práticas que as organizações devem ter em mente na hora de planejar um projeto digital. Simone e Henri irão conversar com Talita Pagani, designer e pesquisadora de UX e uma das principais especialistas no país em acessibilidade digital com foco em pessoas neurodiversas. Ela também vai dar dicas e orientações que melhoram a experiência de quem tem ou não algum tipo de deficiência neuronal.
20 de outubro
14h
Palestra: “Descomplicando as tecnologias assistivas”
Conheça as tecnologias assistivas usadas por pessoas com deficiência em Chromebooks e em celulares com sistema Android, e saiba como interagem os sites, aplicativos e outros materiais digitais. Com isso, você terá uma boa noção de como funciona esse tipo de tecnologia em outros sistemas operacionais e ficará muito mais fácil entender por que seu site ou aplicativo deve ser projetado de acordo com as diretrizes de acessibilidade digital descritas no WCAG.
17h
Painel: “Compliance e acessibilidade: o que sua empresa precisa saber para cumprir as leis atuais”
Simone e Henri contarão com a ajuda de César Lavoura Romão, advogado especialista em “inclusion compliance” e instrutor do In Movimento Inclusivo, para entender mais sobre as leis vigentes, riscos, interconexão entre a Lei Geral de Proteção de Dados e a Lei Brasileira de Inclusão, entre outras abordagens importantes para quem atua na área de compliance.
21 de outubro
14h
Palestra: “Descomplicando os validadores automáticos de acessibilidade digital”
Especialistas irão demonstrar como você pode verificar a acessibilidade de um site ou aplicativo usando ferramentas automáticas gratuitas do Google. Mesmo que você não seja da área técnica, vale a pena assistir a essa palestra, pois entenderá que acessibilidade está envolvida tanto nos códigos, como no design e no conteúdo.
17h
Painel: “O que as marcas que adotam a acessibilidade digital podem nos ensinar”
No painel de encerramento do evento, Simone e Henri vão conversar com Marcel Rosa, diretor do segmento de desodorantes da Unilever, para entender quais são os desafios e benefícios de se investir acessibilidade digital em uma grande empresa. Marcel vai contar como foi o processo decisório, como engajou o time e como tem planejado as etapas até que todos os canais digitais e campanhas estejam acessíveis a todas as pessoas.
4 dicas bacanas para você não perder nenhuma dessas atividades e tirar o melhor proveito de todo o conhecimento que será compartilhado nos dias de evento:
- Salve o site do evento na barra de favoritos do seu navegador: https://mwpt.com.br/descomplica/
- Ative o lembrete de todas as transmissões das palestras e dos painéis.
- Inclua o link das sessões de consultoria em sua agenda virtual e ative a notificação para 10 minutos antes da reunião.
- Preencha o formulário no site do evento para receber o “Guia de Acessibilidade Digital para Marcas Diversas e Inclusivas”.