Por Bruno Pulis*
Decidi escrever sobre as verdades que ninguém te conta sobre acessibilidade. Muitas pessoas desconhecem os problemas que profissionais de acessibilidade passam. Vou te mostrar a realidade nua e crua.
A informação n°1: Acessibilidade não é fácil
Lembro quando migrei para ser um QA especializado em acessibilidade. (QA é a sigla para “quality assurance”, que pode ser traduzido como “garantia de qualidade” e se refere a profissionais com a função de garantir a qualidade no desenvolvimento de um produto ou serviço.)
Um universo de possibilidades se abriu e aproveitei conhecimentos que já tinha, como:
- Desenvolvimento de software;
- Boas práticas de qualidade de software;
- Técnicas de testes;
- Curiosidade.
POR QUE ISSO IMPORTA: muitos vão começar do zero e vai levar tempo até você ficar bom. De todas as disciplinas de estudo você deve focar na WCAG.
Ela será seu norte e você precisará compreender:
- Como identificar os critérios de sucesso;
- Aplicar o critério de sucesso correto;
- Entender os mais de 70 critérios existentes.
Isso levará a boas horas de estudo, quanto mais cedo começar melhor.
Além dela, estude também:
- Comunicação (oral e escrita);
- Conheça leitores de tela e seu funcionamento;
- Outras especificações (HTML, WAI-ARIA e CSS).
Tenha paciência, você vai precisar
Essa deve ser uma das suas principais características, você vai se deparar com pessoas que não sabem nada de acessibilidade.
POR QUE ISSO IMPORTA: o mercado digital ainda é muito imaturo e parte considerável não conhece nada. Nosso papel é ensinar, ajudar e corrigir as pessoas para atingirem um grau de maturidade elevado.
A maioria não têm empatia
A falta de empatia atrapalha muito nosso trabalho, pessoas não entendem o valor da acessibilidade. É muito comum fazerem só por obrigação e com má vontade.
POR QUE ISSO IMPORTA: quando temos consciência do valor que a acessibilidade traz para a empresa e produto, o cenário muda radicalmente, passamos de espectadores para protagonistas.
O mercado brasileiro ainda não entende seu valor
Poucas empresas no Brasil entendem as vantagens da acessibilidade para seu negócio. Alguns deles:
- Vantagem competitiva;
- Responsabilidade social;
- Democratização do acesso.
POR QUE ISSO IMPORTA: a última pesquisa da BigDataCorp e Movimento Web para Todos, constatou que menos de 1% dos sites brasileiros são acessíveis. Isso comprova que as pessoas e empresas ainda têm uma visão muito míope sobre a acessibilidade.
Não existe um único culpado
A acessibilidade é um tema multidisciplinar e culpar uma área é pura tolice.
POR QUE ISSO IMPORTA: todas as áreas devem conversar e estabelecer uma política de acessibilidade prática. Se sua empresa não tem isso muito claro, você vai se desgastar e brigar muito. Prepare-se para isso. Em uma empresa falei durante 2 anos e meio e não fui ouvido.
Como mudar o jogo?
Não existe uma resposta definitiva para isso, mas alguns caminhos.
POR QUE ISSO IMPORTA: para mudar o jogo você precisa de atingir a cultura de onde está inserido.
Começar “debaixo para cima” pode funcionar em um curto período de tempo, mas não vai permanecer. Equipes mudam muito rápido. Então para “mudar o jogo” de fato, devemos traçar objetivos, por exemplo:
- Procurar dados relacionados a acessibilidade;
- Falar com as pessoas-chaves;
- Expandir a consciência;
- Ter um plano de ação;
- Aplicar esse plano.
*Bruno Pulis é especialista em acessibilidade digital, membro da International Association of Accessibility Professionals (IAAP) e desenvolvedor de softwares.