Verdades sobre acessibilidade


Foto de mulher cadeirante em frente a uma mesa com notebook, monitor grande, teclado móvel, mouse e outros objetos de escritório. Ela usa fone de ouvido e digita enquanto olha atentamente para a tela do monitor com códigos de programação projetados.

Por Bruno Pulis*

Decidi escrever sobre as verdades que ninguém te conta sobre acessibilidade. Muitas pessoas desconhecem os problemas que profissionais de acessibilidade passam. Vou te mostrar a realidade nua e crua.

A informação n°1: Acessibilidade não é fácil

Lembro quando migrei para ser um QA especializado em acessibilidade. (QA é a sigla para “quality assurance”, que pode ser traduzido como “garantia de qualidade” e se refere a profissionais com a função de garantir a qualidade no desenvolvimento de um produto ou serviço.)

Um universo de possibilidades se abriu e aproveitei conhecimentos que já tinha, como:

  • Desenvolvimento de software;
  • Boas práticas de qualidade de software;
  • Técnicas de testes;
  • Curiosidade.

POR QUE ISSO IMPORTA: muitos vão começar do zero e vai levar tempo até você ficar bom. De todas as disciplinas de estudo você deve focar na WCAG.

Ela será seu norte e você precisará compreender:

  • Como identificar os critérios de sucesso;
  • Aplicar o critério de sucesso correto;
  • Entender os mais de 70 critérios existentes.

Isso levará a boas horas de estudo, quanto mais cedo começar melhor.

Além dela, estude também:

  • Comunicação (oral e escrita);
  • Conheça leitores de tela e seu funcionamento;
  • Outras especificações (HTML, WAI-ARIA e CSS).

Tenha paciência, você vai precisar

Essa deve ser uma das suas principais características, você vai se deparar com pessoas que não sabem nada de acessibilidade.

POR QUE ISSO IMPORTA: o mercado digital ainda é muito imaturo e parte considerável não conhece nada. Nosso papel é ensinar, ajudar e corrigir as pessoas para atingirem um grau de maturidade elevado.

A maioria não têm empatia

A falta de empatia atrapalha muito nosso trabalho, pessoas não entendem o valor da acessibilidade. É muito comum fazerem só por obrigação e com má vontade. 

POR QUE ISSO IMPORTA: quando temos consciência do valor que a acessibilidade traz para a empresa e produto, o cenário muda radicalmente, passamos de espectadores para protagonistas.

O mercado brasileiro ainda não entende seu valor

Poucas empresas no Brasil entendem as vantagens da acessibilidade para seu negócio. Alguns deles:

  • Vantagem competitiva;
  • Responsabilidade social;
  • Democratização do acesso.

POR QUE ISSO IMPORTA: a última pesquisa da BigDataCorp e Movimento Web para Todos, constatou que menos de 1% dos sites brasileiros são acessíveis. Isso comprova que as pessoas e empresas ainda têm uma visão muito míope sobre a acessibilidade.

Não existe um único culpado

A acessibilidade é um tema multidisciplinar e culpar uma área é pura tolice.

POR QUE ISSO IMPORTA: todas as áreas devem conversar e estabelecer uma política de acessibilidade prática. Se sua empresa não tem isso muito claro, você vai se desgastar e brigar muito. Prepare-se para isso. Em uma empresa falei durante 2 anos e meio e não fui ouvido.

Como mudar o jogo?

Não existe uma resposta definitiva para isso, mas alguns caminhos. 

POR QUE ISSO IMPORTA: para mudar o jogo você precisa de atingir a cultura de onde está inserido.

Começar “debaixo para cima” pode funcionar em um curto período de tempo, mas não vai permanecer. Equipes mudam muito rápido. Então para “mudar o jogo” de fato, devemos traçar objetivos, por  exemplo:

  • Procurar dados relacionados a acessibilidade;
  • Falar com as pessoas-chaves;
  • Expandir a consciência;
  • Ter um plano de ação;
  • Aplicar esse plano.

*Bruno Pulis é especialista em acessibilidade digital, membro da International Association of Accessibility Professionals (IAAP) e desenvolvedor de softwares.


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