Muita gente acha que as diretrizes de acessibilidade digital deveriam ser aplicadas apenas em sites. Na verdade, elas devem ser adotadas em qualquer tipo de aplicação ou canal eletrônico. E aqui estamos falando de sites, aplicativos, canais de vídeo, email marketing, TVs corporativas, cardápios digitais, redes sociais, totens de autoatendimento, entre outros.
As diretrizes de acessibilidade para conteúdo web foram criadas com o objetivo de tornar tudo o que trafega pela internet acessível a todo mundo. Elas devem ser vistas como um guia para quem desenvolve e mantém qualquer interface digital para que pessoas com deficiência também possam usufruir de tudo que há disponível em ambientes virtuais.
O uso de terminais de autoatendimento – ou totens eletrônicos – tem crescido muito ao longo dos anos por diversos motivos que vão desde a praticidade à necessidade de redução de quadro de funcionários.
Usamos esses totens para retirar dinheiro de caixas eletrônicos, fazer check-in em aeroportos e hotéis, iniciar atendimento em serviços públicos e hospitais, avaliar estabelecimentos comerciais etc. Eles estão por todos os lugares e precisam cumprir sua função que é permitir que a pessoa faça seus pedidos ou pré-atendimento com total autonomia.
Para que isso aconteça, listamos algumas dicas básicas de acessibilidade para totens eletrônicos:
Usabilidade para pessoas com deficiência visual
Lembre-se de incluir retorno em áudio para todo conteúdo exibido na tela. As instruções para acionar este modo audível devem estar escritas em Braille. Inclua botões táteis e a opção de ampliação de tela, lembrando que devem ser respeitadas todas as diretrizes de contraste de cores, tamanho e tipo de fonte.
Usabilidade para pessoas com deficiência auditiva
Os terminais de autoatendimento devem deixar disponível a opção de controle de volume pelo usuário ou usuária. Considere também a possibilidade de incluir tradução automática em língua de sinais para atender às pessoas que se comunicam prioritariamente dessa forma. Se houver algum vídeo com instruções no totem, é fundamental incluir legenda e tradução em Libras (língua brasileira de sinais).
Usabilidade para pessoas com deficiência cognitiva
Mantenha o mesmo padrão de navegação e de instruções entre as páginas. Evite pop-ups ou qualquer tipo de ação que interrompa bruscamente a navegação. Também não é recomendado incluir vídeos com imagens intermitentes e vibrantes que possam causar vertigens em pessoas com autismo e labirintite, por exemplo. É importante contemplar também aqui e em qualquer projeto digital o uso de frases na ordem direta e de palavras simples e conhecidas.
Usabilidade para pessoas com baixo letramento e estrangeiras
Inclua símbolos conhecidos e de fácil compreensão para que a pessoa tenha mais clareza do que se trata aquela seção e de qual operação ela deve fazer ali. Aqui também se aplica muito bem a opção de converter o texto em áudio, conforme mencionado no tópico “usabilidade para pessoas com deficiência visual”. Para serviços que também podem ser utilizados por estrangeiros e estrangeiras, recomendamos incluir a opção de conversão do conteúdo para a língua inglesa.
Estrutura física e atendimento
Conte com o apoio de profissionais especializados em acessibilidade arquitetônica, atitudinal e de produtos para proporcionar uma experiência acolhedora e confortável para pessoas com as mais diversas habilidades e deficiências.
Se você seguir essas dicas básicas, seu terminal de autoatendimento certamente atrairá mais pessoas e sua equipe poderá focar em outras atividades no estabelecimento.
Mas conte conosco se sua empresa precisar de ajuda técnica para implementar todas as diretrizes de acessibilidade nos totens ou em qualquer outro canal digital. Basta enviar um email para contato@mwpt.com.br com seus contatos e pedido que a gente desenvolve em conjunto um projeto campeão em experiência acessível.