Gigantes da tecnologia lançam novos recursos de acessibilidade e inspiram o mercado


ilustração de um homem em frente a um painel com desenhos variados, como celular, cartão de crédito, carta, nota musical, entre outros. Ele toca a tela com seu polegar direito.

Legendas automáticas em podcasts e em reuniões online, relógio que pode ser ajustado sem o toque, modo de alto contraste em apresentações virtuais, programa que avalia acessibilidade em jogos, mapas digitais que indicam locais acessíveis a pessoas com deficiência. Essas foram algumas das novidades anunciadas recentemente pelas principais empresas de tecnologia do mundo e que ditam grandes tendências nesta área.

“É muito gratificante acompanhar cada vez mais organizações incorporando recursos de acessibilidade em seus planos de negócios e produtos. Elas são grandes impulsionadoras do mercado como um todo e acreditamos que esse tipo de postura incentivará ainda mais as empresas a tornarem seus sites e aplicativos acessíveis a todas as pessoas”, comemora Simone Freire, idealizadora do Movimento Web para Todos.

Ela ressalta que tornar os canais digitais acessíveis exige um trabalho conjunto. Ou seja, não basta se acomodar com a oferta de legendas automáticas gratuitas e não se preocupar com a acessibilidade geral de seu vídeo, por exemplo. Nesse caso, a legenda só vai funcionar bem se as palavras forem bem pronunciadas, se não houver muitos ruídos, se a estrutura das frases for adequada, entre outros requisitos básicos. 

Fizemos aqui um apanhado das principais novidades lançadas recentemente pelas empresas Apple, Google, Microsoft, Spotify e Zoom. Assim, você pode conhecer, avaliar as soluções e continuar exigindo sempre aplicações web mais acessíveis.

Apple

Pessoas com mobilidade reduzida que utilizam o Apple Watch, que é o relógio inteligente da Apple, poderão em breve ajustá-lo por gestos, ou seja, sem a necessidade do toque. No iPad será possível navegar pelos olhos com o recurso de rastreamento ocular.

A Apple também anunciou que será possível personalizar o texto em cada aplicativo, acionar sons de fundo para evitar distrações e uma nova série de emojis inclusivos.

Google

O Google Maps anunciou que quer ajudar todas as pessoas a circular pelas cidades,  incluindo as que têm algum tipo de deficiência. Seus mapas vão trazer informações atualizadas e detalhadas sobre os estabelecimentos,  por exemplo, se um restaurante tem mesas acessíveis para cadeirantes, se cinemas e bibliotecas possuem sistemas compatíveis com aparelhos auditivos, entre outros. Isso será feito com a contribuição  de guias locais.

O Live Caption, recurso de legenda instantânea para áudios e vídeos disponível nos celulares Google Pixel e em alguns poucos modelos de outras marcas, já está presente no Google Chrome para conteúdos em inglês e há planos de expansão para outros idiomas. Assim, conteúdos que reproduzam áudio no navegador, como vídeos e podcasts, ganham legenda em tempo real mesmo que o computador esteja com a função de som desligada.

Microsoft

O Teams, plataforma de reuniões virtuais da Microsoft, agora tem modo de alto contraste que pode ser utilizado em conteúdos compartilhados usando o PowerPoint Live, com objetivo de reduzir o cansaço ocular. Também há opção de ajuste para o modo escuro, que beneficia quem tem sensibilidade à luz.

No Linkedin estão previstas, para este ano, legendas automáticas nas transmissões ao vivo e em conteúdos corporativos, além da opção “modo escuro”.

A Microsoft anunciou também um novo programa para avaliar a acessibilidade em jogos para Xbox e de computador. A ideia é que essa seja uma forma de ajudar as equipes de desenvolvimento a aprimorá-los.

Spotify

A maior plataforma de streaming de áudio do mundo anunciou três atualizações que serão incorporadas em breve no aplicativo Spotify. Uma delas é a melhora dos botões em termos de tamanho, formatação de texto e cor. Assim, pessoas com baixa visão e outras deficiências visuais poderão ter uma experiência mais confortável de navegação. Outra mudança é a opção de redimensionamento de texto em todo sistema do app.

A terceira atualização, que está ainda em versão experimental, é a transcrição automática para podcasts, permitindo que usuários e usuárias leiam o texto dos programas em seus celulares, com ou sem som. Vai ser possível também navegar pelos episódios e clicar em qualquer parágrafo escrito para começar a ouvir a partir do trecho selecionado.

Zoom

A novidade da plataforma de videoconferências Zoom inclui o recurso de legenda automática, que estará disponível ainda neste ano também na versão gratuita do serviço. Além disso, a empresa promete adicionar outros recursos de acessibilidade como indicadores de fala, teclados adaptados e leitor automático de apresentações.


Leia também:

Outras novidades