Como promover a diversidade no trabalho?


Foto da Simone Freire, em pé, falando ao microfone em uma sala. Ela está na frente de diversas pessoas que estão sentadas ao redor de mesas redondas. Ao fundo, há um telão com o texto: '1,3 bilhão'.
Simone Freire, idealizadora do Movimento Web para Todos, durante o Workshop do Bem sobre Diversidade na FIAP. Foto: Movimento Web para Todos.

Acreditamos que pensar em uma empresa inclusiva é promover espaços corporativos (inclusive o digital) que respeitem as diferenças individuais e coletivas.⁣

Para falar sobre esse assunto, no dia 13/12, participamos do Workshop do Bem sobre Diversidade promovido pela FIAP em São Paulo (SP). Simone Freire, idealizadora do Movimento Web para Todos, participou ao lado dos especialistas: Iana Chan, fundadora da PromaMaria; Yasmin Vitória, da área de Customer Success da Salesforce Brasil; Marcelo Cioffi, sócio da PwC.

Durante o encontro, entre os diversos assuntos, Iana Chan falou sobre os mitos e vieses inconscientes que dificultam a entrada e a ascensão das mulheres no mundo da tecnologia e da programação. Iana já trabalhou em grandes empresas como Editora Abril, Fundação Victor Civita e na Liga Ventures, aceleradora corporativa de startups, onde foi community manager e program manager.

Ao longo do bate-papo, Simone chamou a atenção das pessoas sobre a importância da acessibilidade no mundo digital. Assim como a Iana, realçou os benefícios que as empresas têm ao tornar seus canais digitais acessíveis e para os profissionais que se especializarem nessa área. Ela deu também dicas de como começar desde já essa transformação nas empresas, nas escolas, na vida pessoal.

Já Marcelo Cioffi compartilhou como é o trabalho de inclusão e diversidade dentro da PwC, que tem a inovação como um dos focos. Segundo ele, há estrutura específica e investimento com foco no Comitê de Diversidade e Inclusão da empresa. “É um trabalho árduo, que exige muita dedicação e metas para que os resultados aconteçam de fato e não seja só da boca pra fora”, disse. Para ele, é importante garantir a diversidade e especialmente a inclusão das pessoas no ambiente corporativo.

Yasmin Vitória compartilhou sua trajetória. Ela é paulistana, tem 25 anos, filha única e identifica-se como TRANS. Segundo ela, muitas pessoas dizem que os trans só querem privilégios. “Quais privilégios? De existir? De ter um trabalho? De não sofrer preconceito?”, questionou. Ela destacou a importância das empresas oferecem um ambiente seguro para pessoas trans, onde elas possam ser protagonistas.

Além disso, os especialistas conversaram a partir da pergunta “Como criar um ambiente realmente inclusivo e diverso?”.

Foto da Yasmin Vitoria, sentada, falando ao microfone em uma sala com diversas pessoas sentadas. Ao fundo, há um telão com o texto: "Diversity".
Especialistas durante o Workshop do Bem sobre Diversidade na FIAP. Foto: Movimento Web para Todos.

Outras novidades