Como é a acessibilidade web para grandes empresas de tecnologia?


Foto de um smartphone em cima do teclado de um laptop com um fone de ouvido ao lado. A tela do smartphone mostra diversos ícones de aplicativos, como o Google, Facebook, Twitter, Spotify, entre outros.
Smartphone. Foto: Pixabay.

Se o seu site ou seu aplicativo estão acessíveis, o impacto será significativo para seus clientes e seus resultados. Esses são apenas alguns dos benefícios de colocar a acessibilidade em prática. 

Não é por acaso que os seis principais sites mais populares do mundo assumiram compromissos para melhorar a acessibilidade das suas plataformas. 

Google, YouTube, Facebook, Amazon, Yahoo e Twitter perceberam que a acessibilidade não apenas expande sua base de usuários, mas também traz benefícios adicionais poderosos. Alguns deles são: melhorar o SEO e promover as missões de sua responsabilidade social corporativa.

Então, como é a acessibilidade web para essas grandes empresas de tecnologia?

1. GOOGLE

O Google é o site mais popular do mundo e por boas razões. Além de seu principal negócio de mecanismos de pesquisa, o Google também oferece serviços como e-mail (Gmail), produtividade (Google Docs), mapas e navegação (Google Maps), armazenamento em nuvem (Google Drive) e dezenas de outros produtos de tecnologia.

A página de acessibilidade no site do Google fornece excelentes informações e recursos. Primeiro, na seção Produtos e Recursos, o Google fornece links que ajudam pessoas com deficiência a usar cada um de seus serviços. Você sabia que o Google Docs inclui suporte para digitação por voz e telas em braille?

O Google também oferece recursos para ajudar os desenvolvedores a criar produtos acessíveis, bem como listas de iniciativas e pesquisas de acessibilidade nas quais a empresa participou. Por exemplo, dois funcionários do Google estão envolvidos no desenvolvimento das Diretrizes de acessibilidade de conteúdo da Web (WCAG), o padrão mais amplamente aceito para avaliar a acessibilidade de um site.

Os usuários que lêem a página de acessibilidade do Google ficam com a impressão de que a empresa está altamente comprometida com a causa da acessibilidade na web. 

2. YOUTUBE

Embora faça parte da família do Google, o YouTube é um fenômeno próprio. Mais de 500 horas de conteúdo de vídeo são enviadas para o YouTube a cada minuto, e 8 em cada 10 pessoas entre 18 e 49 anos assistem a vídeos do YouTube pelo menos uma vez por mês.

Como plataforma de compartilhamento de vídeo, o YouTube é um meio altamente visual e auditivo, o que torna a acessibilidade particularmente importante. Felizmente, o player de vídeo HTML5 do YouTube pode ser acessado imediatamente.

Por exemplo, o player de vídeo é navegável apenas com o teclado: a barra de espaço inicia e interrompe a reprodução, enquanto as teclas de seta pulam para frente e para trás. O site do YouTube também fornece instruções para usar o YouTube com um leitor de tela .

As legendas ocultas do YouTube são uma das maneiras mais eficazes de expandir sua audiência, especialmente para pessoas com deficiência auditiva e falantes de inglês não nativos. A plataforma do YouTube inclui suporte interno para legendas, e muitos vídeos do YouTube têm legendas automáticas geradas por algoritmos de aprendizado de máquina em inglês e nove outros idiomas.

No entanto, as legendas automáticas do YouTube não são perfeitas e podem nem estar disponíveis para determinados vídeos, dependendo da complexidade do áudio. Sempre revise essas legendas automáticas para remover erros e incluir informações adicionais, como a presença de música ou efeitos sonoros. Você também pode fornecer links para descrições ou transcrições de áudio dos seus vídeos do YouTube nas descrições localizadas abaixo do player de vídeo.

As legendas ocultas são apenas uma maneira de melhorar a acessibilidade dos seus vídeos do YouTube.

3. FACEBOOK

O Facebook é o principal site de rede social do mundo, com mais de 2 bilhões de usuários ativos mensais.

Em 2011, o Facebook estabeleceu uma equipe de acessibilidade dedicada para ajudar a tornar o site do Facebook mais acessível para pessoas com deficiência. Essa equipe implementou várias iniciativas de acessibilidade no Facebook, como navegação por teclado e acessibilidade para aplicativos móveis do Facebook.

Por exemplo, Matt King, engenheiro do Facebook, nasceu com uma doença degenerativa dos olhos. Ele ajudou a empresa a construir um sistema com inteligência artificial para reconhecer automaticamente as pessoas e objetos nas imagens do Facebook. Ao gerar descrições textuais dessas imagens que podem ser convertidas em texto pelos leitores de tela, o Facebook ajuda as pessoas com deficiência visual a entender melhor o que essas imagens contêm.

Depois do YouTube, o Facebook também é uma das maiores plataformas online para postar vídeos, com recursos robustos para acessibilidade ao vídeo.

O conteúdo do Facebook pode assumir várias formas, incluindo fotos, vídeos e texto. Para ajudar as pessoas com deficiência a consumir esse conteúdo, o Facebook estabeleceu um portal de ajuda à acessibilidade, que aborda questões comuns, como o uso do Facebook com diferentes tecnologias de assistência.

4. AMAZON

A Amazon é a maior varejista de comércio eletrônico do mundo e, a partir de 2019, venceu o Walmart para se tornar a maior varejista do planeta. Com US$ 21 bilhões em renda discricionária, as pessoas com deficiência nos EUA representam um mercado altamente lucrativo para a Amazon – portanto, não é surpresa que a empresa tenha investido pesadamente em acessibilidade na web.

Como o Google e o Facebook, a Amazon tem uma página de acessibilidade que aborda uma variedade de tópicos de acessibilidade na web. A página é subdividida por incapacidade e não por produto. Por exemplo, os usuários de leitores de tela do Amazon Notes podem usar o site móvel para uma experiência ideal ou assistir a um dos filmes e programas de TV com descrições de áudio no Amazon Vide .

Os clientes que ainda tiverem dúvidas sobre acessibilidade na Amazon podem consultar a página de suporte ao cliente de deficiência da empresa. A Amazon criou uma linha direta de telefone dedicada para clientes com deficiência disponível 19 horas por dia, ajudando os usuários a encontrar itens e fornecendo suporte durante o processo de check-out.

Um ponto importante sobre a acessibilidade da Amazon conta também com o AmazonPWD, um grupo de funcionários da Amazon com deficiência que fornece informações em cada estágio do design do produto, ajudando a melhorar a acessibilidade deles.

5. YAHOO

O Yahoo é um portal da internet que oferece uma ampla variedade de serviços da web, incluindo e-mail, notícias, pesquisas e fóruns de discussão. Embora seu auge possa ter sido no início da era da internet, o Yahoo continua sendo um dos sites mais populares do mundo, mesmo depois que a empresa foi adquirida pela Verizon em 2017.

Ao contratar com uma mentalidade de acessibilidade, o Yahoo criou uma das principais equipes de acessibilidade web do mundo.

A acessibilidade não é opcional no Yahoo – é um pré-requisito para tudo o que a empresa faz. Os novos funcionários da empresa passam por um workshop de treinamento em acessibilidade que inclui uma visita ao laboratório de acessibilidade da empresa. Os funcionários podem simular as experiências de pessoas com deficiência ao usar a tecnologia, ajudando-os a entender a importância de seu trabalho.

A visibilidade também é um componente essencial do compromisso do Yahoo com a acessibilidade. O Yahoo anteriormente administrava um site de acessibilidade e um blog de acessibilidade no Tumblr (que agora redirecionam para a página de acessibilidade de sua empresa-mãe, Oath). Esses sites apresentavam membros da equipe discutindo a filosofia de acessibilidade do Yahoo e documentando várias alterações e recursos.

Por seus esforços em promover a acessibilidade da web ao longo dos anos, a equipe de acessibilidade do Yahoo recebeu um Prêmio de Acessibilidade da Hearing Loss Association of America.

6. TWITTER

O Twitter é um site de mídia social e um serviço de microblog que permite aos usuários postar e compartilhar mensagens curtas conhecidas como tweets. A partir de 2019, o Twitter tem 126 milhões de usuários ativos diariamente, muito atrás do Facebook, mas ainda o suficiente para colocá-lo entre os sites mais populares do mundo.

A conta do Twitter @TwitterA11y detalha os esforços da empresa para melhorar a acessibilidade para os usuários do Twitter. O site da plataforma é totalmente navegável usando atalhos de teclado e o aplicativo móvel do Twitter é compatível com os leitores de tela iOS e Android (VoiceOver e TalkBack, respectivamente). Desde a primavera de 2019, o Twitter permite que os usuários adicionem legendas aos vídeos do Twitter na Web, iOS e Android por meio de arquivos de legenda SRT.

Em particular, o Twitter agora suporta o uso de texto alternativo para imagens postadas no Twitter (embora ainda não sejam animações GIF). Texto alternativo é uma descrição de texto da natureza de uma imagem, permitindo que as pessoas que usam um leitor de tela entendam seu conteúdo.

Diferentemente do Facebook, que usa inteligência artificial para identificar o conteúdo de uma imagem, as descrições alternativas de texto no Twitter são criadas por usuários humanos que optam por descrever manualmente as imagens que postam. Por esse motivo, a adoção de texto alternativo no Twitter é mais limitada do que em outras plataformas de mídia social.

A simplicidade da interface do Twitter, que inclui um limite de 280 caracteres nas mensagens, também significa que grande parte da responsabilidade pela acessibilidade é dos próprios usuários. Por exemplo, as hashtags do Twitter podem ser mais acessíveis quando escritas, para que os leitores de tela, especialmente inserir espaços também para que as pessoas possam entender onde cada palavra na hashtag começa e termina.

Como ter um site acessível

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Fonte: Nota com informações traduzidas e adaptadas do site Bureau of Internet Accessibility

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