Mais do que falar sobre acessibilidade digital e sensibilizar pessoas, organizações, empresas e profissionais, é preciso ampliar a mensagem e ter mais gente conosco nessa jornada. E foi assim o mês de outubro por aqui: muita mão na massa com grandes eventos, palestras e oficinas incríveis.
Começamos participando da 13ª edição do Social Media Week São Paulo. Na reta final do evento, nossa idealizadora Simone Freire e uma de nossas embaixadoras, a Isa Meirelles, estiveram no painel “Como inserir, de uma vez por todas, acessibilidade digital em sua agenda?”. O conteúdo focou em como argumentar sobre o tema para ter mais segurança na hora de vender um projeto acessível em uma empresa/organização ou cliente.
Em 14 de outubro, foi a vez da nossa coordenadora Suzeli Damaceno palestrar no 13º Encontro da Aberje Noroeste Paulista. Ela falou com associados da entidade, acadêmicos e profissionais de comunicação sobre a urgência da acessibilidade digital na web brasileira.
Conversar com estudantes é sempre algo muito gratificante, pois a gente consegue mostrar para os jovens a importância de pensar a acessibilidade como algo essencial desde o começo de um projeto e temos a oportunidade ver gente ingressando no mercado de trabalho já com isso em mente. Esse foi o foco da nossa palestra para os alunos da Unisinos, em 21 de outubro.
Simone também participou, em 27 de outubro, ao lado de Ronaldo Tenório, da Hand Talk; Henri Fontana, do Google; e Oscar Nogueira Neto, do Inmetrics, do painel “Tecnologia com propósito, acessibilidade digital como estratégia” do Inventiv2020.
Ampliando (e muito) a nossa mensagem
O mês também foi marcado por duas oportunidades incríveis de amplificar nossa atuação e mensagem contando com a parceria de grandes empresas de tecnologia.
Em 22 de outubro, Simone e um de nossos embaixadores, o Gustavo Torniero, participaram de um papo muito legal e aberto ao público promovido pelo Facebook Brasil. O objetivo foi conscientizar grandes marcas sobre a importância de pensarem inclusivamente também no digital.
Já em 29 de outubro, a dupla ministrou uma oficina de duas horas para um grupo de mais de 20 criadores, criadoras e roteiristas de canais incríveis do Youtube Brasil. Eles falaram para super influencers, que contabilizam milhões de inscritos, sobre a importância de pensarem inclusivamente na produção dos seus conteúdos e como tornar, na prática, seus vídeos, posts, stories e podcasts mais acessíveis pra todo mundo, incluindo as pessoas com deficiência.
Participaram com a gente representantes de grandes canais como Porta dos Fundos; Gioh, da atriz Giovanna Ewbank; Nunca te pedi nada, da blogueira Maíra Medeiros, Coisa de Nerd, Cadê a chave, Canal Nostalgia, do Felipe Castanhari, Portal do Drauzio Varella, Lucas Rangel, Gabi Oliveira e Canal IN.
Divulgando nosso estudo
E para fechar o período com chave de ouro, apresentamos, no TDC Recife, os resultados do Estudo sobre acessibilidade em aplicativos Android (2020), realizado em parceria com a Big Data Corp e o W3C Brasil, que avaliou mais de 2 mil aplicativos Android com mais de 10 milhões de downloads no País.
Você sabia que aplicativos populares têm, na média, descrição em menos de 14% de suas imagens e 74% deles têm menos de 10% dos botões rotulados adequadamente, limitando o seu acesso às pessoas com deficiência visual? Essas foram só algumas das constatações do estudo que Simone detalhou para os participantes do evento.
Depois de um mês tão intenso e incrível, que só mostra o quanto a acessibilidade digital ganhado espaço, a gente ainda traz a pergunta: o que você está esperando para abraçar essa causa com gente? Conheça nossos serviços e faça sua comunicação digital ser acessível a todos.
Quer saber mais sobre nossos eventos? Acompanhe a gente nas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn.