“Somos Plurais” traz conceitos e dicas para quem quer investir na cultura da acessibilidade


Ilustração com desenhos de mãos pretas e amarelas estendidas sobre prédios de uma cidade, desenhados com traços brancos sobre fundo azul.
Ilustração de página interna da publicação Somos Plurais.

O Instituto Alana e o Itaú Cultural acabam de lançar a publicação “Somos Plurais”, que foi  produzida ao longo de 2020 a partir de conversas com cerca de 40 pessoas, com e sem deficiência, de diversas áreas de atuação. O Movimento Web para Todos fez parte desse grupo de trabalho.

Em 88 páginas, há muitos conceitos, dicas e orientações que ajudam organizações a iniciarem sua jornada pela acessibilidade de forma sustentável. A principal proposta é a criação de uma nova cultura que valorize a diversidade. Quando essa nova postura é estabelecida, todos os projetos, digitais ou não, passam a ser desenvolvidos com a proposta do desenho universal, ou seja, da inclusão.

Na “Somos Plurais” há também depoimentos de pessoas com diversos tipos de deficiência sobre as barreiras que encontram no universo físico e digital e o impacto disso em suas vidas. É possível perceber como grande parte dessas barreiras é criada pela falta de acessibilidade atitudinal.

A primeira parte da cartilha traz os principais fatos que marcaram a história sobre a acessibilidade no Brasil. Antigamente, não havia reflexão sobre os direitos da pessoa com deficiência. As ações voltadas para elas eram de cunho assistencialista e excludente. Isso foi mudando ao longo do tempo a partir de movimentos sociais e a deficiência passou a ser compreendida como uma característica humana.

Na sequência, há um resumo de 12 marcos legais desde o ano de 1986 com hiperlinks para conferir os detalhes de cada lei relacionada às pessoas com deficiência. Um deles é quando o Brasil assinou, em 2006, a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, da ONU – Organização das Nações Unidas. 

Os princípios da Convenção, é sempre bom lembrar, são a autonomia, liberdade para fazer as próprias escolhas, não discriminação, participação, inclusão social e respeito pelas diferenças. O Movimento Web para Todos compactua com esses princípios e as ações realizadas têm sempre o objetivo de reforçar a importância de se fazer valer esses direitos também no ambiente digital.

A publicação traz ainda orientações e dicas práticas sobre como planejar o orçamento, destacando que o ideal é sempre pensar nisso no momento do planejamento, pois essa decisão interfere em várias outras, como escolha do local e formato do evento, forma de divulgação etc.

Por fim, há um passo a passo com sugestões de boas práticas que podem ser adotadas pelas organizações com o objetivo de respeitar o direito à acessibilidade. Há 40 dicas que ajudam profissionais a tornarem mais acessíveis as redes sociais, publicações digitais e impressas, exposições de arte, apresentações ou palestras presenciais. As ideias foram reunidas durante as atividades coletivas com base em diretrizes já reconhecidas e na experiência das pessoas que participaram das rodas de conversa. 

A “Somos Plurais” está disponível gratuitamente nas versões em PDF e em Libras. Ambas podem ser acessadas no site criado especialmente para essa publicação: https://somosplurais.com.br/ 


Leia também:

Outras novidades