5 razões para pensar inclusivamente no digital a partir de agora



Simone Freire está em pé, segurando um microfone no palco do auditório do Google Campus São Paulo.
Simone Freire, idealizadora do Movimento Web para Todos, em sua palestra no LINK 2019 – no palco do auditório do Google Campus São Paulo. Foto: Movimento Web para Todos / Suzeli Damasceno.

Você às vezes encontra dificuldade na hora de argumentar com parceiros de trabalho ou colegas sobre a importância da acessibilidade digital? No dia 8 de agosto, nós participamos do LINK 2019 – Summit de Acessibilidade Digital e, com a nossa palestra, compartilhamos algumas razões para pensar de forma inclusiva no digital. Resolvemos compartilhá-las no nosso site também para te ajudar nesses momentos de argumentação rumo a uma web acessível.

O LINK 2019 é uma iniciativa da nossa parceira Hand Talk, que reuniu diversos especialistas que colaboram para que sites, plataformas e ações sejam acessíveis. Quem acompanhou o evento teve a oportunidade de conhecer os cases de sucesso das empresas, as tecnologias inovadoras e tendências do mercado, histórias de pessoas com e sem deficiência. Tudo isso foi apresentado em forma de palestras, painéis e intervenções artísticas sobre acessibilidade digital. Tudo gratuito, online e acessível para todos!

Ronaldo Tenório, CEO da Hand Talk, destacou a importância desse encontro. “O LINK tem a missão de dialogar sobre acessibilidade digital de uma forma leve e didática, além de difundir boas práticas de empresas para que cada vez mais a web possa ser um ambiente acessível para todos. Estamos muito felizes em ver cada vez mais essa onda tomando força e contagiando mais pessoas e organizações”, disse.

Em breve, a equipe da Hand Talk vai divulgar o link da transmissão para quem se inscreveu para assistir ao evento na íntegra. Assim, você vai poder rever, aprender e continuar conectado ao assunto. E se você não se inscreveu e quer saber como foi, acompanhe as redes sociais da Hand Talk porque a plataforma vai divulgar alguns vídeos especiais.

WPT no LINK 2019

Nós fomos representados no LINK 2019 por Simone Freire, idealizadora do Movimento Web para Todos, que fez a palestra “5 razões para pensar inclusivamente no digital a partir de agora”.

Abaixo, confira esses 5 argumentos que Simone compartilhou no LINK 2019:

1) É lei! A Lei Brasileira de Inclusão (art. 63) diz que todas as páginas web de organizações que tenham representação no país sejam acessíveis a pessoas com deficiência.

2) Amplia seu mercado de atuação. No Brasil, há cerca de 45 milhões de pessoas com deficiência (Censo 2010 do IBGE) e muitos deles têm dificuldades ou não conseguem navegar na web devido às barreiras de acesso.

3) Não é tão complicado tornar sites e apps acessíveis. As diretrizes do WCAG 2.1 são bem detalhadas e didáticas, e valem para o mundo todo.

4) É bom para o projeto, pois sites acessíveis carregam mais rápido, são melhores posicionados nas buscas, são mais intuitivos e fáceis de interagir.

5) Investir em acessibilidade digital faz bem para a sociedade, pois gera inclusão, e para o profissional, que passa a ter um diferencial competitivo. Sem contar que é uma delícia trabalhar com propósito!

Se você é de alguma empresa e quer sensibilizar seus funcionários,clientes e fornecedores sobre esse assunto, chame a gente! Confira o nosso site e conheça um pouco mais sobre esse nosso trabalho.

Outras novidades