
No último estudo realizado por nós em parceria com a BigDataCorp, principal empresa de coleta de dados da América Latina, foram avaliados 26,3 milhões de sites ativos no país e apenas 2,9% foram aprovados em todos os testes de acessibilidade. Esse número se repete na categoria de lojas virtuais.
De acordo com um estudo da Nuvemshop Next – plataforma dedicada a e-commerces com faturamento superior a R$ 100 mil –, espera-se que o varejo online brasileiro ganhe mais 94 milhões de consumidores e venda mais de 19 milhões de produtos em 2025.
Para aproveitar da melhor forma esta expectativa de crescimento, as lojas virtuais precisam investir principalmente em infraestrutura e em experiência do cliente. E no quesito “experiência do cliente” é onde é preciso incluir acessibilidade digital, mas a maioria das lojas deixa isso de lado, seja por desconhecimento do assunto ou por não acharem necessário.
Além de estar previsto em lei (LBI, artigo 63), incluir acessibilidade é estratégico para o negócio, pois amplia o mercado de atuação dessas lojas e aumenta o potencial de fidelização de quem compra. Segundo Thiago Sarraf, especialista em e-commerce, a taxa de conversão de uma loja virtual pode aumentar em até 30% se seguir as diretrizes de acessibilidade digital.
Na prática, a acessibilidade digital não é apenas um diferencial para lojas virtuais, mas uma necessidade para garantir que todas as pessoas possam navegar, comprar e interagir sem barreiras. Além de ser uma questão de inclusão, adaptar sua loja para atender a diferentes necessidades melhora a experiência online e pode até impulsionar as vendas. Neste texto, compilamos algumas diretrizes básicas para tornar sua loja mais acessível.
1. Textos alternativos em imagens
Todas as imagens de produtos, banners e elementos visuais devem conter descrições adequadas no atributo “alt”. Isso permite que pessoas com deficiência visual utilizem leitores de tela para compreender o conteúdo visual.
2. Contraste e legibilidade
O contraste entre texto e fundo deve ser suficiente para facilitar a leitura, especialmente para pessoas com baixa visão ou daltonismo. Ferramentas como WCAG Contrast Checker podem ajudar na validação.
3. Navegação por teclado
Pessoas devem conseguir navegar pelo site utilizando apenas o teclado. Isso significa garantir que todos os botões, menus e formulários possam ser acessados e acionados sem o uso do mouse.
4. Textos claros e simples
Evite jargões e frases complexas. Um texto objetivo e de fácil compreensão torna a experiência melhor para todo mundo, especialmente para pessoas com dificuldades cognitivas ou que não dominam totalmente o idioma.
5. Botões e links claros
Os botões de compra, categorias e links devem ter descrições diretas e fáceis de entender. Evite termos vagos como “Clique aqui”, preferindo descrições como “Adicionar ao carrinho” ou “Mais detalhes”.
6. Formulários acessíveis
Os campos dos formulários devem estar corretamente identificados com rótulos visíveis e explicativos. Além disso, mensagens de erro devem ser claras, indicando exatamente o que precisa ser corrigido.
7. Legendas e transcrições em vídeos
Se sua loja utiliza vídeos para apresentar produtos ou tutoriais, disponibilizar legendas e transcrições é essencial para incluir pessoas com deficiência auditiva.
8. Versões acessíveis de documentos
Caso sua loja ofereça manuais, tabelas de medidas ou outros documentos para download, prefira formatos acessíveis, como PDFs pesquisáveis ou páginas HTML estruturadas corretamente.
9. Tempo adequado para ações
Evite que elementos como banners automáticos ou tempo limitado para preencher formulários dificultem a navegação de pessoas com deficiência ou dificuldades motoras.
10. Testes com pessoas reais
Nada substitui a experiência de quem realmente precisa de acessibilidade. Sempre que possível, colete feedbacks de pessoas com deficiência para aprimorar a experiência na sua loja virtual.
Garantir a acessibilidade digital não é apenas um compromisso com a inclusão, mas também uma estratégia para alcançar mais clientes e proporcionar uma experiência melhor para todo mundo. Pequenas mudanças fazem uma grande diferença.