Web para Todos participa de ideathon promovido pela Recode para jovens de periferias de São Paulo



Grupos de pessoas sentadas ao redor de diversas mesas em uma sala fechada. Ao fundo há um telão e um banner com um homem sorrindo.
Participantes do ideathon na Estação Hack do Facebook.

Nos dias 9 e 10 de agosto, a organização social Recode realizou uma série de três ideathons (maratona de geração de ideias) com 180 jovens moradores de periferias de São Paulo. O objetivo foi cocriar soluções digitais voltadas aos desafios sociais de suas comunidades.

O evento aconteceu na Estação Hack do Facebook, na cidade de São Paulo, e faz parte do processo seletivo Recode Pro, que convida jovens para uma formação presencial e gratuita de 320 horas em programação full stack. Cerca de 4 mil jovens se inscreveram nesse processo para um total de 120 vagas.

O Movimento Web para Todos foi convidado para fazer a abertura dos três encontros trazendo o tema da acessibilidade digital para esses jovens que estão se preparando para ingressar no mundo da tecnologia. Simone Freire, idealizadora do Web para Todos, disse que “esse é o melhor momento para sensibilizar esses futuros profissionais, pois já pensarão de forma inclusiva desde a fase do aprendizado dos primeiros códigos. Todos os projetos que eles vierem a conceder no futuro terão a base acessível.”

Ela realça também o papel fundamental da equipe da Recode, que foi capaz de enxergar os benefícios de incluir esta disciplina ao longo do curso. Os jovens que serão formados pelo Recode Pro sairão ao mercado com um grande diferencial competitivo, uma vez que há pouquíssimos desenvolvedores web no Brasil com conhecimento em conteúdo, design, experiência do usuário e programação acessível.

O projeto prioriza mulheres, afrodescendentes, pessoas com deficiência e pessoas trans buscando ampliar a diversidade de profissionais no mercado de tecnologia. O objetivo é encaminhar os concluintes do curso para vagas em grandes empresas. A Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia e Comunicação), uma das associadas do Movimento Web para Todos, estima que o setor deve abrir 420 mil vagas até 2024.

Colaborar com a ampliação do número de profissionais capacitados em acessibilidade digital é um dos principais objetivos do Movimento Web para Todos. Se você é de uma empresa que também está interessada nisso, ou pretende aumentar a consciência interna sobre este tema, acesse nossa área de serviços e fale com a gente.

Outras novidades