Transcrição do episódio
VINHETA: Agora na rádio ONCB, o UX da Inclusão. Tudo sobre acessibilidade web com a equipe do Movimento Web para Todos. UX da Inclusão.
NATÁLIA ALCANTARA: Olá! Aqui é Natália Alcantara, analista de comunicação acessível da Espiral Interativa, agência idealizadora do Movimento Web para Todos.
Você sabia que as diretrizes de acessibilidade podem e devem ser aplicadas em qualquer tipo de projeto digital?
Vale para sites, aplicativos, sistemas, softwares, ferramentas de reunião virtual, plataformas de ensino a distância e até mesmo habilidades de assistentes virtuais.
E falando em assistentes virtuais, é bem provável que você já tenha ouvido falar na Alexa, desenvolvida pela Amazon.
O dispositivo chegou oficialmente no Brasil em 2019, e se popularizou no ano passado. Qual a relação disso com acessibilidade? Vou te contar agora!
No ano passado, a Amazon convidou desenvolvedores e desenvolvedoras a criarem novas habilidades que pudessem beneficiar a vida de pessoas com deficiência.
Recentemente, a empresa anunciou os ganhadores do Prêmio Alexa de Acessibilidade.
Localizador de ônibus São Paulo acessível é uma delas. Seu objetivo é ajudar pessoas cegas ou com baixa visão a saberem a previsão de chegada dos ônibus, a localização e o endereço do ponto. E, principalmente, se o veículo que está chegando é acessível ou não.
A outra vencedora é a Memória Sonora, que é um treinamento focado em reabilitação cognitiva. Assim como em um jogo de memória tradicional com cartas, ela usa sons e encoraja as pessoas a encontrar os pares que se combinam.
E por último está a habilidade ‘Onde guardo isso?’. Sua função é auxiliar pessoas com deficiência intelectual a lembrar onde cada objeto é guardado.
E aí, gostou? Continue acompanhando a programação da Rádio ONCB para ficar por dentro de mais notícias e novidades relacionadas à acessibilidade e inclusão.
Até a próxima!
VINHETA: Você ouviu UX da Inclusão. Tudo sobre acessibilidade web com a equipe do Movimento Web para Todos. UX da Inclusão. Rádio ONCB.