Episódio 56 - Saiba a relação entre compliance e acessibilidade digital


Transcrição deste episódio

VINHETA: Agora na rádio ONCB, o UX da Inclusão. Tudo sobre acessibilidade web com a equipe do Movimento Web para Todos. UX da Inclusão.

NATÁLIA ALCANTARA: Com certeza você já ouviu falar sobre o termo Compliance, certo? Eu sou Natália Alcantara, analista de comunicação acessível da Espiral Interativa, agência idealizadora do Movimento Web Para Todos. E estou aqui para explicar para você como especialistas em Compliance podem contribuir com a causa da acessibilidade digital.

Primeiro é preciso esclarecer o que é esse termo. Ele vem do verbo em inglês to comply que, em tradução livre, significa agir de acordo com a lei, um conjunto de regras ou um pedido.

No caso das empresas dá pra gente ampliar essa expressão para além do respeito às normas, e incluir o respeito às pessoas e ao propósito da própria organização.

Por isso, quando se pensa em integridade e em ética no mercado corporativo, não dá pra deixar de lado nem o compliance, nem a inclusão.

Como o acesso à informação é um direito de todas as pessoas, é aqui que entra a acessibilidade e a importância de quem trabalha com Compliance garantir que os canais de comunicação estejam acessíveis para quem tem algum tipo de deficiência.

Inclusive, acessibilidade digital é lei no Brasil desde 2015, como consta no artigo 63 da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência.

Mas, como diversos estudos do próprio Movimento Web para Todos mostram, nem 1% dos sites do Brasil está acessível para este público.

Mesmo que não tenha multa prevista, caso um site receba uma denúncia, a empresa responsável por ele pode, sim, ser autuada por quem estiver analisando o caso.

É por isso que compartilho algumas dicas de como especialistas em Compliance podem contribuir com a causa da acessibilidade digital. Vamos lá!

Primeiro, se aproprie do assunto. Busque dados variados. Entenda quem são, como navegam, as tecnologias assistivas mais usadas e as barreiras enfrentadas por pessoas com diferentes tipos de deficiência.

Adote terminologias adequadas e tenha uma comunicação inclusiva. Estimule a empatia.

Considere a acessibilidade digital como parte essencial para promover o pilar “S” da Agenda ESG.

Promova Rodas de Conversa sobre o assunto com a equipe interna, mas, também, com pessoas ou organizações que, de alguma forma, são impactados pelas ações de sua empresa.

Isso são só algumas dicas. Você pode encontrar muito mais no site e nas redes sociais do WPT.

Eu fico por aqui, e se você gostou desse conteúdo continue acompanhando a programação da Rádio ONCB para aprender mais sobre acessibilidade digital e inclusão. Até a próxima.

VINHETA: Você ouviu UX da Inclusão. Tudo sobre acessibilidade web com a equipe do Movimento Web para Todos. UX da Inclusão. Rádio ONCB.