Transcrição deste episódio
VINHETA: Agora na rádio ONCB, o UX da Inclusão. Tudo sobre acessibilidade web com a equipe do Movimento Web para Todos. UX da Inclusão.
NATÁLIA ALCANTARA: Olá! Eu sou Natália Alcantara, coordenadora de comunicação da Espiral Interativa, agência idealizadora do Movimento Web Para Todos, e estou aqui para compartilhar com você o restante dos itens para o checklist básico de acessibilidade digital. Vamos lá!
Vai ter formulário em seu site ou aplicativo? Ele também precisa estar acessível. É fundamental que ele tenha etiquetas claras e instruções em cada campo.
No momento em que o formulário apresentar um erro, você precisa garantir que ele apareça de forma destacada e que seja explicado de forma clara.
Sabe quando a gente acessa um site e todos os botões apresentam o mesmo texto como Clique aqui ou Saiba mais? Esse não é o padrão ideal.
Os links precisam ser descritivos e indicar para onde levarão a pessoa usuária. Por exemplo, “Clique aqui para acessar o formulário” ou “Confira a pesquisa na íntegra”.
Ah, outra recomendação importante com relação aos botões e elementos clicáveis é que eles precisam ser grandes o suficiente para serem facilmente tocados em dispositivos móveis.
O oitavo item do checklist acaba sendo um reforço do que eu acabei de falar agora. Ou seja, o seu site ou aplicativo precisa funcionar bem em dispositivos móveis assim como acontece no desktop.
Verifique se os elementos da tela são redimensionados e ajustados automaticamente em telas menores.
E quando há elementos interativos ou temporizadores no site e no aplicativo? É necessário que eles não sejam muito rápidos para que as pessoas tenham tempo suficiente para interagir com eles.
Dica bônus: permita que os vídeos ou animações automáticas possam ser pausados ou desativados pelas pessoas usuárias.
Nosso último item, e arrisco a dizer o mais importante para garantir que tudo esteja funcionando direitinho, é fazer regularmente testes de acessibilidade usando ferramentas disponíveis online.
E sempre que você puder, peça para que pessoas com diferentes tipos de deficiência naveguem pelo seu site e aplicativo. Assim elas poderão mostrar quais são os problemas de acessibilidade para que possa corrigi-los o mais rápido possível.
Seguindo essas dez recomendações básicas você poderá ampliar a sua consciência e da sua equipe com relação às barreiras de acessibilidade!
Se você acabou perdendo a primeira parte das recomendações ou quer se aprofundar em cada uma delas, tenho um convite para você! Acesse www.mwpt.com.br e busque pela matéria 10 recomendações básicas de acessibilidade digital que todo mundo precisa conhecer. Nela agrupamos várias dicas de acessibilidade digital que vão te ajudar a entender melhor as diretrizes descritas na WCAG.
Eu, fico por aqui, e se você gostou desse conteúdo continue acompanhando a programação da Rádio ONCB para aprender mais sobre acessibilidade digital e inclusão. Até a próxima.
VINHETA: Você ouviu UX da Inclusão. Tudo sobre acessibilidade web com a equipe do Movimento Web para Todos. UX da Inclusão. Rádio ONCB.