Episódio 75 - Recomendações básicas de acessibilidade digital - PARTE 1


Transcrição deste episódio

VINHETA: Agora na rádio ONCB, o UX da Inclusão. Tudo sobre acessibilidade web com a equipe do Movimento Web para Todos. UX da Inclusão.

NATÁLIA ALCANTARA: Você sabia que existem 87 diretrizes na versão 2.2 da WCAG? Elas são as principais recomendações para a construção de sites e aplicações acessíveis e foram elaboradas pelo W3C.

Todos os critérios são importantes e devem ser estudados por quem desenvolve canais digitais. Ou seja, profissionais de conteúdo, design e programação. Se você faz parte desse grupo ou apenas quer aprender mais a respeito desse tema e não sabe por onde começar, continue aqui comigo.

Olá! Eu sou Natália Alcantara, coordenadora de comunicação da Espiral Interativa, agência idealizadora do Movimento Web Para Todos, e estou aqui para trazer um checklist básico de acessibilidade digital para você. Pega o papel e a caneta, e vem comigo aprender!

Comecemos pela base: texto claro e legível. Pergunte-se se o texto em seu site ou aplicativo é fácil de ler e compreender.

E as fontes? São legíveis e de tamanho suficiente? Se a resposta for não, já sabe onde será necessário fazer as mudanças.

O segundo item da nossa lista é colocar as descrições nas imagens. Verifique se todas as imagens importantes têm uma descrição ou texto alternativo. Ainda tem dificuldade com essa parte? No site do WPT você encontra uma série de matérias sobre o tema. Só acessar www.mwpt.com.br.

Cores e contraste também são pontos importantes. Verifique se as cores usadas têm contraste suficiente para que todas as pessoas possam distinguir o conteúdo.

Dica bônus: evite, por exemplo, usar cores para destacar informações relevantes. Utilizar outros recursos é mais eficaz, principalmente para que pessoas daltônicas possam compreender o conteúdo.

A quarta recomendação destaca a importância de uma navegação fácil. Vale fazer a seguinte pergunta: a estrutura do site ou aplicativo é simples e lógica?

E por último, temos as legendas e audiodescrição. Certifique-se de que seu conteúdo audiovisual seja acessível a todas as pessoas. Como? Responda a essas perguntas: meus vídeos e áudios incluem legendas ou transcrições para pessoas com deficiência auditiva? As legendas são precisas e sincronizadas com o conteúdo? O conteúdo audiovisual está acessível também a pessoas com deficiência visual?

Gostou das nossas cinco primeiras recomendações? Então continue acompanhando a programação da Rádio ONCB que em breve eu volto para compartilhar com você o restante da nossa lista. Até mais!

VINHETA: Você ouviu UX da Inclusão. Tudo sobre acessibilidade web com a equipe do Movimento Web para Todos. UX da Inclusão. Rádio ONCB.