Transcrição deste episódio
VINHETA: Agora na rádio ONCB, o UX da Inclusão. Tudo sobre acessibilidade web com a equipe do Movimento Web para Todos. UX da Inclusão.
NATÁLIA ALCANTARA: Você já parou pra pensar em quem não é o público-alvo de uma web acessível? Calma que eu explico. Quando a gente pensa em acessibilidade digital, a primeira coisa que vem à mente é que esse recurso serve apenas para ajudar as pessoas com deficiência.
Mas quem nunca acessou a web, usando uma tela muito pequena ou com pouco contraste? Ou teve alguma dificuldade para enxergar uma determinada cor ou entender um texto? E quando a gente precisa usar o celular e está com uma das mãos ocupada, imobilizada ou com movimentos restritos?
Olá, eu sou Natália Alcantara, analista de comunicação acessível da Espiral Interativa, agência idealizadora do Movimento Web Para Todos, e hoje quero conversar com você sobre quem são as pessoas beneficiadas com uma web acessível.
Vamos fazer um exercício. Pense novamente nos exemplos que eu citei antes. São todas situações que qualquer pessoa sem deficiência pode passar e que acabam sendo muito parecidas com a experiência de navegação de internautas com deficiência.
E vou acrescentar aqui mais dois grupos que não têm deficiência e que também são beneficiados quando há acessibilidade. São as pessoas com baixa escolaridade e pessoas idosas. Ou seja, considerar regras essenciais de visibilidade inclusiva, de escrever imagens, usar uma linguagem neutra e simples, validar contrastes de cores e tamanhos de fontes facilitam a vida de todas as pessoas.
Afinal, acessibilidade digital nada mais é do que garantir que todos os usuários e as usuárias, atuais e futuros da web, tenham igualdade de oportunidades e possam navegar com segurança e autonomia. A acessibilidade digital é inclusão e facilita a vida de todas as pessoas.
Eu fico por aqui e se você gostou desse conteúdo, continue acompanhando a programação da Rádio ONCB para aprender mais sobre o tema. E até a próxima!
VINHETA: Você ouviu UX da Inclusão. Tudo sobre acessibilidade web com a equipe do Movimento Web para Todos. UX da Inclusão. Rádio ONCB.