Episódio 52 - Quarto estudo de acessibilidade em sites 2020


Transcrição deste episódio

VINHETA: Agora na rádio ONCB, o UX da Inclusão. Tudo sobre acessibilidade web com a equipe do Movimento Web para Todos. UX da Inclusão.

ELZA MARIA ALBUQUERQUE: Olá! Eu sou Elza Maria Albuquerque, idealizadora da Maria Inclusiva e voluntária do Movimento Web Para Todos.

Já pensou na quantidade de sites ativos que temos na web brasileira? Vou te contar que são pelo menos 21 milhões. Bastante, não é?

Esse número é 25% maior em comparação com o que foi registrado em 2021!

Apesar desse aumento, a acessibilidade deles, infelizmente, está longe de ser a ideal, viu?

Esses dados fazem parte da quarta edição do estudo sobre a experiência de uso de sites por pessoas com algum tipo de deficiência no país. A iniciativa é da BigData Corp em parceria com o Movimento Web Para Todos.

Gente, o número de sites brasileiros aprovados em todos os testes de acessibilidade teve queda em relação ao ano passado e é ainda menor que 1%.

Segundo o estudo, apenas 0,46% dos sites tiveram sucesso em todos os testes de acessibilidade aplicados. Já na edição anterior, o número foi maior: 0,89%.

E quando o assunto é descrição de imagens, o cenário não ta diferente, viu? O número de sites que apresentam falhas nesse critério aumentou.

Em relação aos sites do Governo, o estudo vinha apontando anualmente uma constante queda nas barreiras de acessibilidade para pessoas com deficiência. Mas nesta edição, esse cenário também mudou pra pior.

Quer saber os detalhes da análise e as possíveis explicações para essa piora nos resultados? Acesse o site do Movimento! Anota aí: www.mwpt.com.br.

Ah! Bom lembrar que todas as pessoas podem super contribuir para mudar esse cenário! Aproveita pra indicar o site do Movimento e também aprender mais sobre acessibilidade digital! Tem muito conteúdo por lá!

Obrigada por sua atenção e até a próxima!

VINHETA: Você ouviu UX da Inclusão. Tudo sobre acessibilidade web com a equipe do Movimento Web para Todos. UX da Inclusão. Rádio ONCB.