Transcrição do episódio
VINHETA: Agora na rádio ONCB, o UX da Inclusão. Tudo sobre acessibilidade web com a equipe do Movimento Web para Todos. UX da Inclusão.
NATALIA ALCANTARA: Olá! Aqui é Natália Alcantara, analista de comunicação acessível da Espiral Interativa, agência idealizadora do Movimento Web Para Todos.
Hoje vou compartilhar mais dicas para quem quer fazer a descrição de imagens nas redes sociais. Elas valem também para produção de conteúdo acessível para web e outros canais de comunicação. Anota aí!
Priorize frases curtas com voz ativa. Isso facilitará a vida e o entendimento de todo mundo, com ou sem deficiência.
Mas, e o que é essa tal de voz ativa? Calma que eu te explico. Na língua portuguesa ela representa a voz verbal que indica que o sujeito da oração pratica determinada ação.
Iiii, ainda confuso né?! Vou te passar uma regra básica: é só você ter na frase o sujeito, o verbo e o complemento.
Pense na seguinte frase: “O nosso cérebro retém a informação que vem primeiro”. Aqui, o cérebro é o sujeito, retém é o verbo e a parte informação que vem primeiro é o complemento.
Vamos ver a mesma frase escrita na voz passiva. Ela ficaria da seguinte forma: “A informação que vem primeiro é a que o nosso cérebro retém”.
Fica muito mais difícil de entender o conteúdo quando ele está dessa forma. Parece que demoramos um pouco mais para compreender e precisamos, muitas vezes, até reler o texto para garantir que entendemos tudo direitinho.
Ou seja, frases escritas com a voz ativa vão direto ao ponto e oferecem ao leitor as informações mais importantes na ordem que faz mais sentido. Para pessoas com deficiência cognitiva, a linguagem mais simples facilita a compreensão. Sem contar que também ajuda a interpretação dos avatares de Libras, leitores de tela e o entendimento das pessoas com dislexia e com baixo letramento.
Quer se aprofundar mais no assunto? Conheça a campanha Imagens Que Falam, lançada pelo Movimento Web Para Todos.
Entre em nosso site e redes sociais que constantemente postamos dicas sobre descrição de imagens em sites e apps.
Por hoje é só pessoal! Fique ligado na programação da Rádio ONCB e não perca as próximas dicas. Até a próxima!
VINHETA: Você ouviu UX da Inclusão. Tudo sobre acessibilidade web com a equipe do Movimento Web para Todos. UX da Inclusão. Rádio ONCB.