Transcrição do episódio
VINHETA: Agora na rádio ONCB, o UX da Inclusão. Tudo sobre acessibilidade web com a equipe do Movimento Web para Todos. UX da Inclusão.
NATÁLIA ALCANTARA: Olá, eu sou Natália Alcantara, analista de comunicação acessível da Espiral Interativa, agência idealizadora do Movimento Web Para Todos.
A falta de acessibilidade digital, arquitetônica e atitudinal dificulta muito o consumo de pessoas com deficiência em lojas físicas e virtuais.
É o que aponta o estudo feito em dezembro de 2020 pelo Núcleo de Inteligência e Pesquisas da Escola de Proteção e Defesa do Consumidor do Procon-SP. E sabe qual é o dado que mais chama a atenção? É o baixo índice de reclamação por parte dos consumidores e consumidoras com deficiência.
Cerca de 73% das pessoas entrevistadas afirmaram que não tomaram nenhuma atitude diante do problema que encontraram nas lojas físicas. E entre as que fizeram algum tipo de reclamação, 68% disseram que não houve mudança por parte do fornecedor.
Infelizmente, no mundo virtual a realidade não é diferente. Cerca de 81% das pessoas que tiveram algum problema durante a compra online não fizeram sequer nenhuma reclamação. E apenas 33% entre aqueles e aquelas que tomaram alguma atitude tiveram seus problemas solucionados.
O Instituto de Defesa do Consumidor estimula que as pessoas com deficiência cobrem pelos seus direitos e acessem os recursos disponíveis na web para registrarem suas reclamações.
De que forma é possível fazer isso? O IDEC recomenda, por exemplo, que a pessoa entre em contato com a empresa, por meio dos canais SAC e do atendimento ao consumidor, e faça a denúncia da violação de direitos ocorrida.
Outra orientação é recorrer ao Procon mais próximo e fazer o registro do problema de acessibilidade ou de violação de direitos. Vale também registrar uma reclamação na plataforma Consumidor.gov.br.
Por hoje é só! Fique ligado na programação da Rádio ONCB e confira mais notícias e dicas sobre inclusão e acessibilidade digital.
VINHETA: Você ouviu UX da Inclusão. Tudo sobre acessibilidade web com a equipe do Movimento Web para Todos. UX da Inclusão. Rádio ONCB.